sexta-feira, 29 de abril de 2016

Palestra gratuita 'Conexão África' em destaque no Rio


Evento faz parte do ciclo de encontros mediados pela blogger Stephanie Malherbe.

A Aliança Francesa do Rio de Janeiro realiza terça-feira, 03 de maio, às 19h, a palestra 'Conexão África na Aliança Francesa', uma viagem através da música africana, de sua diversidade e de sua riqueza.
O encontro será ministrado por Stephanie Malherbe, idealizadora do projeto 'Conexão África', que conta com um blog e um programa de rádio. A entrada é gratuita mediante distribuição de senhas. 
Com o tema 'Sans l´Afrique, le Brésil n´existerait pas' (Sem a África, o Brasil não existiria), a palestra tem o objetivo de contribuir para difundir com profundidade aspectos culturais do continente africano, suas culturas, seus povos e seus países, cuja presença e protagonismo na construção do Brasil são vitais. “Afinal, como diz a cantora beninense Angelique Kidjo e o historiador Alberto da Costa e Silva, ‘Sem a Africa não existiria o Brasil’.”, comenta Stephanie.
Além da palestra aberta ao público, a Aliança Francesa do Rio de Janeiro realiza a oficina Conexão África, um ciclo de debates como porta de entrada para o continente.  “Os encontros vão tratar de diversos aspectos de um continente em marcha, que se insere na contemporaneidade da circulação de pessoas e culturas numa escala global. Também um continente com muitas histórias e realizações, visando primeiramente superar a imagem de uma África miserável, violenta, anacrônica. Por outro lado, valorizar o fundamental aporte africano à formação da nação brasileira, difundir uma imagem positiva do continente e seus habitantes, para além dos estereótipos e preconceitos, e também colaborar para que os brasileiros compreendam a África que existe em cada um de si”, comenta a palestrante.
Os encontros serão realizados às terças-feiras na Aliança Francesa Botafogo, e vão percorrer o continente passando por Camarões, Senegal, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Benim, Mali, Angola, Nigéria e Burquina Faso. E ainda, tratar de temas como a tradição e cultura oral no continente; Soudjata Keïta, a grande epopeia mandinga: a história, entre mito e realidade; humor na música africana de língua francesa; e rap africano. 
Serviço: Projeto 'Conexão África'
Palestra 'Conexão África na Aliança Francesa'
Data: terça-feira, 3 de maio, às 19h
Local: Aliança Francesa de Botafogo - Rua Muniz Barreto, 730
Oficina 'Conexão África' - ciclo de debates
Data: terças-feiras, (aulas de maio a julho), das 19h15 às 21h15
Mensalidade: R$290,00
Local: Aliança Francesa de Botafogo - Rua Muniz Barreto, 730
FONTE:http://www.ceert.org.br/noticias/africa/11328/palestra-gratuita-conexao-africa-em-destaque-no-rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário