segunda-feira, 20 de outubro de 2014

NÃO SOU TUAS NÊGAS


Este é o último post sobre o preconceito, eu comecei a falar disso, na quarta (15) e hoje trago uma expressão que tu já deves ter usado várias vezes, que pareceinofensiva, mas que reproduz preconceitos: “Eu não sou tuas nega”! Se tu ainda falas isso, por favor, apenas pare. Queres dizer que não é qualquer uma, que não queres fazer parte da massa, que não queres te rebaixar, que gostas de exclusividade, ou algo parecido. Agora, para e pensa no sentido daquilo que querias dizer. Pensa também no que realmente disseste... Consegues perceber o quanto essa expressão é carregada de sentidos pejorativos?
Pois bem, essa expressão remonta uma página infeliz da nossa história: a escravidão. Da época em que as mulheres negras eram objetos, propriedade, dos homens brancos e eram estupradas como medida corretiva ou como uma forma de dar boas-vindas aos visitantes ou apenas para satisfazer os desejos do senhor. Também eram comuns os casos de escravas que eram culpabilizadas pelas sinhás e sofreram mutilações, torturas ou foram mortas por despertarem a libido do seu senhor.
Ou seja, os corpos das mulheres negras não lhes pertenciam qualquer um poderia dispor sobre partes ou sobre todo o corpo, por meio do sexo (estupro!!!) e/ou de outras violências. Então, quando dizem “eu não sou tuas nega” tudo isso vem à tona, toda essa história ressurge, com o peso de anos de escravidão, de corpos violados e descartados. É uma expressão racista e machista!
Eu sei que alguns vão dizer que povo quer ver racismo em tudo... ok, então vamos comprovar, mudando a frase. E se vocês dissessem: “eu não sou tuas branca”? Ou “eu não sou teus branco”? Faria sentido? É lógico que não! A ideia de “qualquer uma”, de “rebaixamento”, etc vem associado à história da escrava negra, que repito: foram anos de corpos violados e mutilados! Então, em vez de negar o preconceito da frase, apenas mude! Evolua!
Flávia Ribeiro, uma ativista em construção e colaboradora da Fanpage
FONTE:https://www.facebook.com/artemisong/photos/a.1418443648385666.1073741826.1417190451844319/1570476946515668/?type=1


MELANINA MC´s