quinta-feira, 2 de julho de 2015

RESSIGNIFICAÇÃO DO SER NEGRO.

Marcelo Silles
Assistente Social


Em seus oitovolumosos volumes, a esplêndida coleção a HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA, traz em seu conteúdo uma gama de riqueza sobre esse continente que é de suma importância e o berço da humanidade.

Podemos encontrar, por exemplo, sete versões para origem nominal do continente. A mais plausível em minha opinião é que a origem pode ter vindo do latim ou do grego.  Do latim aprica que significa ensolarado ou do grego aprike isento de frio.

Em a HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA, Joseph Ky-Zerbo já deixa as diretrizes das visões brancas sobre a nova região descoberta ao sul do Saara, batizada pelos mesmos de África Negra por ser considerada intransponível e por ser habitada por autóctones de pele escura.

Para esses seres brancos, de acordo com Joseph Ky-Zerbo, “o branco já projetava no negro seus próprios demônios para se purificar” e com isso confirmar e aplicar seu projeto de exploração, genocídio e extermínio. Nesse tema afirmo uma das mais perversas violências, a simbólica, a qual destrói toda uma cultura e moda de vida de civilizações e sociedades.

Portanto, essa excelente coleção traz tudo nos mais perfeitos detalhes sobre esse maravilhoso continente que é o berço e surgimento da humanidade. HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA apresenta a África em sua mais perfeita beleza e riqueza, e com isso, nos faz repensar sobre o lugar do negro na sociedade por nós mesmos e não pela construção histórica que nos foi passada pelos opressores. Nos faz pensar em uma ressignificação do ser negro e “o lugar da história na sociedade africana”.

Recomendo essa excelente e esplendida coleção. Boa leitura.

Link para download da coleção completa. CLIQUE AQUI.