segunda-feira, 15 de julho de 2013

MORENINHO: TÃO COMUM, TÃO CRUEL.....

O racismo não é apenas o sentimento de ódio racial pelo outro ou outra. É uma cultura. Com certeza que foi algo cultivado para que nós todos, em geral, caiemos no buraco do sistema que o plantou.


Por exemplo...A senhora onde compro carne no espeto é maravilhosamente carinhosa e simpática comigo. E toda vez que digo obrigado, ela responde, educadamente "Obrigada voce, moreninho".

Sei que, pelo menos aqui no Brasil, a palavra moreno, morena, é uma forma de elogio. Não carrega o verdadeiro significado histórico da palavra. Fui dito que moreno por aqui seria um branco, ou branca, de cabelo preto. Típico de Portugueses, Italianos e Espanhóis, só para mencionar alguns.

Sendo assim, cada vez que ela me chama de moreninho ela automaticamente me faz lembrar que elogiar um negro é chamar-lhe de branco ou quase branco. Ou o desejo de um negro é tornar-se mais claro...branco mesmo.
Sei que a dona nunca pensou no assunto e que também nas escolas não nos ensinam essa arquitetura quase perfeita denominada de racismo.

O triste é que se lhe perguntar qual a razão em me chamar de moreninho, quando sou negro, ela provavelmente vai se espantar. Pensara', como muitos outros pensam, que muitos de nós do fenótipo africano racializamos tudo sem motivo.

Adoro a senhora mas a realidade e' que não sou e nem quero ser racializado. Nao quero ser elogiado nem de moreninho e nem de neguinho.

Texto & foto: A. Kandimba

Correcao Gramatical: 
Nabbonz Wende

MULHERES E NEGROS SÃO MAIORIA NO SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO



Rio de Janeiro - Uma das atividades econômicas que mais empregam trabalhadores com baixa qualificação, o setor de asseio e conservação é composto principalmente por mulheres e negros, das classes D e E. O perfil profissional da categoria está descrito na pesquisa A Força do Setor-RJ, do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ). Na avaliação do coordenador de Mercado de Trabalho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Gabriel Ulissea, a pesquisa demonstra que entre a população com menos escolaridade, mulheres e negros estão "sobrerrepresentados".
Ele explica que por motivos históricos e culturais, determinados perfis são predominantes em setores da economia. "As mulheres têm tradicionalmente inserção mais pronunciada em certos tipos de ocupação, como trabalho doméstico, prestação de serviços e serviços de baixa qualificação, embora isso esteja mudando."
Segundo o economista, o trabalho no setor também atrai mais mulheres porque tende a ser menos intensivo em horas. "São jornadas que podem não chegar a 8 horas (diárias), ou mais, onde é possível trabalhar em tempo parcial, e isso facilita a inserção de mulheres", disse. De acordo com Ulissea, o trabalho doméstico e o cuidado com os filhos também é uma preocupação delas. Segundo a pesquisa do Seac, as mulheres são 92% da mão de obra de limpeza e conservação.
Em relação à presença de negros no setor, que chegam a 62% dos empregados no Rio, o economista disse que há uma dificuldade de apontar a discriminação como um fator que atrapalha as contratações. No entanto, Ulissea explicou que, por estarem em maior quantidade entre a população mais pobre, os negros tendem a ter uma educação de menor qualidade.
"Como negros e mulheres negras, principalmente, estão sobrerrepresentados entre os mais pobres, é mais provável que tenha tido uma escolaridade de menor qualidade. Tem também a questão do ambiente familiar, se mora em comunidade, ou não. Ou seja, há uma série de componentes que se confundem", disse. Para ele, a situação confirma "uma clara desigualdade de oportunidades".


MORAL DA HISTÓRIA: SERVIÇO DE BRANCO, SEGREGAR O PRETO



CABO FRIO/RJ, aliados da A RUA, É NÓS POR NÓS o rapper FÁBIO EMECÊ








HIP HOP ANGOLANO - Easy B - Um momento ft. Gutto (Prod. Aldicelo)


HIP HOP ANGOLANO - Good Fellaz Music Group disponibilizam I Don’t Lie



HIP HOP ANGOLANO - Frankenstein & PH - Something Nice (Testando A Voz)



HIP HOP ANGOLANO - Troglobio Mc - Passos (Prod André Laudez)

O rapper TROGLOBIO lança o single PASSOS disponível para download. CLIQUE AQUI OUÇA E BAIXE.



HIP HOP ANGOLANO - Mono Stereo - Faço Parte Prod. Kallisto

O rapper angolano MONO STEREO, lança o single FAÇO PARTE e está disponível para download. CLIQUE AQUI OUÇA E BAIXE.