segunda-feira, 21 de abril de 2014

RAP CAPIXABA. BANCA BICHO SOLTO.





S AGIZO Kichwa: SERVINDO e APRENDENDO A SER LIDERANCA.



S Agizo Kichwa: SERVINDO e APRENDENDO A SER LIDERANCA.
Por Bro Baye Kes-Ba- Me-Ra, ex-presidente ( Kichwa ) das Associações Pan - africanas da América e reproduzido a partir do boletim PAAA junho de 1999, o Djeli
-Tradução Ivan de Oliveira. 
Philadelphia, April 18, 2014.

O futuro que os jovens ativistas herdará será determinado pela garra que eles têm sobre a história da sua realidade e não das sua fantasias. Os próximos vinte anos de desenvolvimento Pan-Africano pertencerá àqueles que agora nos seus vinte e seus trinta anos deidirão se querem assumir a responsabilidade ou não. O que eles aprenderem agora estará sendo transmitida para os seus filhos, e os que seus filhos terão no futuro: O que eles aprenderam espiritualmente, psicologicamente, emocionalmente, intelectualmente e fisicamente serão refletidas nas crianças que crescerão. Por isso, é crucial para a atual geração de conscientes, ativistas, os jovens adultos Pan - africanistas de compreender que o que eles estão empenhados não é um grupo de estudo, um exercício de pensamento intelectual , expressão artística revolucionária ou testemunho para a antiga glória dos povos africanos . “Eles estão envolvidos em aprender a ser líderes e não a ser atores que fingem ser líderes”. Embora seja uma coisa de olhar para como os outros povos africanos lidou com situações complicadas e difíceis, é mais um a ser enfrentado com a mesma responsabilidade histórica de determinar como você teve êxito ou falha . No entanto, não é apenas a história que determina os resultados, mas as condições das crianças que seguem o caminho que os adultos tem feito. Como o presente é vivido determina o resultado do futuro. Então, esperando até que saiam da escola para envolverem-se em organização, liderança de comunidades Afros, viagens pelo mundo e as questões sociais afros globais. 

Adultos jovens afriodescendentes devem aprender a pensar criticamente. Pensar criticamente não é uma questão de ser capaz de denunciar um livro, constranger um instrutor ou questionar uma idéia. É também de ser capaz de estabelecer a estrutura organizacional de tal maneira que seja eficaz, eficiente e adaptável a todos os tipos de modificações. Liderança tem uma grande responsabilidade que requer a capacidade de trazer equilíbrio e o ambiente de organizar as pessoas. Liderança é aprendida através de experiência ou por meio de orientação. Embora a experiência é uma ótima maneira de aprender sobre problema com isso será capaz de sobreviver à experiência o suficiente para passá-lo para os outros. Liderança aprendida através de orientação e tutoria permite compreender a ser humilde o suficiente para admitir que não se sabe tudo. O problema para muitos jovens afrodescendentes, criado em ambientes intelectuais onde ser inteligente é mais importante do que ser sábio, eles são propensos a falar mais do que ouvir . Seduzido por noções eurocêntricas de intelecto ser o elemento mais importante do desenvolvimento humano, eles não podem ver aqueles que são sábios , porque aqueles que são sábios não têm necessidade de ser visto, colocar em shows ou ser cercado de comitivas .

Aqueles que planeja ser líderes afro globais do futuro tem que aprender a servir hoje. Servir um jantar, fixar brinquedos quebrado uma criança, cavar um poço em uma comunidade Afro, ajudar um irmão a aprender ler, “encontrar proteção para uma irmã vítima de violência doméstica”, enfermagem para uma criança Afrodescendente traumatizada e mutilada por causa da guerra civil, ajudar uma família Caribenha reconstruir sua vivenda depois de um furacão, ajudar a comunidade a construir uma biblioteca ou ajudar um Afridescendente em qualquer lugar que esteja morrendo de AIDS a não ficar sozinho ele /. É aqui que a liderança é aprendida. Se os jovens afro de hoje aspiram a liderança de amanhã, no mundo do Pan -africanista eles devem entender que o conhecimento sobre Kemet antigo deve ser equilibrado com o conhecimento de como executar a mediação da comunidade. Debatendo os méritos de Marcus Garvey deve ser acompanhado por ajudar uma irmã ou irmão na luta contra a dependência do toxico. Desafiando a credibilidade dos líderes atuais deve-se dar todo apoio aos órfãos do Haiti. Na raiz de liderança Afro-centrado, genuíno e autêntico são compaixoes, comprometimento e consistência. E quando essas características são nutridas o resultado final é a espiritualidade Africana, a verdadeira emancipação dos povos africanos no mundo.

(Documento: Relesee por Duane Bradford
17 de abril, Gilroy Califórnia) • 

(Foto ilustração em Homenagem a grande lider Abdias do Nascimento)


FONTE:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203676025085465&set=a.2525040529643.140931.1362278094&type=1&ref=notif&notif_t=like_tagged