sexta-feira, 7 de outubro de 2016

"A periferia se calou, e isso tem um preço", afirma rapper Ice Blue, integrante dos Racionais MC's

Grupo promete cantar hinos como "Diário de um detento", "Vida loka", "Negro drama" e "Um preto zica" em show nesta sexta,  no Pepsi on Stage


No final de 2014, os Racionais MC's lançaram Cores & valores, após 12 anos sem gravar material inédito. À época, o grupo, que se apresenta nesta sexta-feira no Pepsi on Stage, em Porto Alegre, chegou a ser acusado de "virar as costas para os fãs". Na entrevista a seguir, feita por telefone, Ice Blue, 47 anos, fala sobre o hiato e o disco, a nova geração do hip hop brasileiro e o momento político pelo qual passa o país.

O lançamento de Cores & valores foi muito comentado, principalmente pelo tempo que passou desde o álbum anterior. Quase dois anos após o lançamento do disco, as pessoas entenderam a mensagem?
Em Nada como um dia após o outro dia, de 2002, a gente já vinha falando de uma evolução e de conquistas. O Cores & valores chancelou essas ideias. Não mudamos o discurso, e sim o atualizamos. A cada cinco anos se atualiza tudo: a favela, a periferia, os pretos, o movimento, o ser humano, em um contexto geral. Hoje, depois de dois anos, os caras entenderam que essas são as ideias atuais da rua. O Cores & valores passou por essa dificuldade, até por ser um disco de 32 minutos. As pessoas estavam acostumadas com músicas dos Racionais de sete, de oito, até 11 minutos. 

Como você avalia a fase atual do hip hop no Brasil?

Criamos uma geração mais próspera, que já conseguiu estudar mais, que veio com outra visão. Sem contar que mudou a cadeira de quem assina o cheque das grandes empresas. A gente tinha que falar com o pai, com avô desse cara, que nem sabia que o rap existia. O máximo que ele conhecia de música black era Tim Maia e Jorge Ben. Hoje isso mudou. O cara que está patrocinando o Emicida já o conhece, sabe o estilo, porque conhece os Racionais, conhece o Sabotage. O Projota, a Karol Conka, a Flora Matos e todos esses outros que estão fazendo comerciais e participando de festivais são uma vitória para o nosso movimento.

Como você vê o crescimento das mulheres nesse cenário?

A mulher está mais presente na família, no relacionamento – se ela gosta, gosta; se não gosta, tem o direito de falar que não quer mais. A mulher ganhou essa voz. Dentro do rap, não poderia ser diferente. Conquistaram esse espaço com talento e atitude. 

Publicidade
Como os Racionais veem as mudanças resultantes das novas tecnologias para o desenvolvimento do trabalho?

Para o rap, a tecnologia e as mídias sociais eram as ferramentas que faltavam. O movimento era totalmente underground, segmentado. As grandes gravadoras tinham o monopólio da distribuição e também da produção. Hoje, não precisa mais estar presente para fazer uma música. A distribuição se faz no YouTube. Da internet, da sua casa, você faz a música chegar no mundo todo.

O país passa por um período conturbado politicamente. Vocês se posicionaram a favor da ex-presidente Dilma e contra seu impeachment. Como avaliam este momento?

Costumo dizer que tudo de alguma forma traz uma evolução. A única coisa que não evolui no Brasil é a política. E o povo está cada vez mais desinteressado. É um momento delicado, o país deu uma volta para trás. A gente ainda não tem uma posição, uma análise sobre o que pode acontecer agora.

Vocês já declararam que a periferia, hoje, está melhor do que aquela que existia no surgimento da banda, em 1988. Continuam com a mesma opinião?

Nas últimas semanas, temos visto viaturas entrando na favela, dando tiro em inocentes. Já começamos a sentir o reflexo de tudo o que está rolando na política. A repressão voltou à favela. Quem vai sentir isso vai ser a favela. A periferia se calou, e isso tem um preço. O silêncio vai custar caro. Muitas pessoas deixaram de votar, votaram nulo, não quiseram participar.

Como está a produção do novo disco dos Racionais?
Estamos trabalhando full time em vários projetos. Tem disco dos Racionais previsto para o ano que vem, tem disco do (Mano) Brown para este ano ainda, tem disco meu para o começou de 2017... Estamos trabalhando em videoclipe, documentário.

Uma das músicas emblemáticas de vocês é Diário de um detento, relato de um ex-presidiário sobre o massacre do Carandiru. Como vocês receberam a notícia da anulação dos julgamentos que condenaram 74 policiais pelo ocorrido?
Decepção. Imagina a família dessas pessoas. E qual foi a repercussão? Nenhuma. Você ouve as pessoas falarem disso? O Brasil está dessa forma, apático. Já está mais do que comprovado que não era necessário nada daquilo. Mais uma vez vão tapar o sol com a peneira. Mas você viu alguém fazer protesto sobre isso? Panelaço? Não teve nada. É um momento estranho, confuso. Está todo mundo no Facebook, cuidando da vida do outro e deixando as coisas importantes passarem.
Qual seria a resposta que os Racionais poderiam dar em relação a essa apatia?

A parte mais difícil, hoje, é sensibilizar as pessoas. Esse é o papel – difícil. As pessoas não têm sensibilidade. As pessoas veem um corpo, tiram uma selfie e postam. As pessoas não tratam mais o ser humano como humano. Os Racionais só continuam atuando porque a gente se sente útil ainda. A partir do momento em que isso mudar, será a hora de parar. Ainda dá para contribuir, para tentar sensibilizar. A gente tem que mostrar para as pessoas que o mundo virtual existe, mas que o mundo real também. A internet deu voz a quem não tinha, mas deu voz para uns caras que não querem acrescentar, que estão criticando e falando coisas nada a ver, não só no movimento musical. É o ratinho de internet.

Como vai ser este show em Porto Alegre?

Gostamos muito de ir a Porto Alegre. Sempre tentamos fazer um repertório para atender aos gostos das pessoas. É um público mesclado, de várias idades. O show tem 80 minutos de músicas antigas e 20 minutos do disco novo. Não tem como fazer show sem cantar Negro dramaJesus chorouVida loka e A vida é um desafio...

Por que você acha que essas músicas antigas ainda fazem tanto sentido para as pessoas?

São músicas de esperança. Tocam mais as pessoas. As pessoas as têm como reza.

FONTE:http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2016/10/a-periferia-se-calou-e-isso-tem-um-preco-afirma-rapper-ice-blue-integrante-dos-racionais-mc-s-7691234.html

Agora é oficial! O aguardado álbum inédito do Sabotage será lançado em Outubro

O tão aguardado álbum de inéditas do Sabotage finalmente tem data de lançamento: dia 17 de Outubro via Spotify. E já estamos sabendo que terá uma edição em vinil também!

Intitulado “Sabotage”, o álbum que já era tratado como lenda, vem com onze músicas inéditas do artista que foram reunidas e finalizadas ao longo de mais de 10 anos por seus parceiros musicais. A lista inclui “Mosquito“, produzida pela dupla Tropkillaz e com vocais dos filhos dele; “Superar“, com participação do rapper Shyheim, do coletivo de rap americano Wu-Tang Clan; “O Gatilho“, com BNegão e Céu; “País da Fome (Homens Animais)“, continuação de uma das faixas mais aclamadas de “Rap é Compromisso“; e “Quem Viver Verá“, com o rapper Dexter, gravada um dia antes de Sabotagemorrer.

A direção musical do disco é de Tejo Damasceno, Rica Amabis e Daniel Ganjaman, com a colaboração de DJ Cia, Quincas Moreira, Tropkillaz, DJ Nuts, Mr. Bomba e Duani como produtores associados.

Spotify fará uma audição pública do álbum póstumo do rapper paulistano em uma transmissão ao vivo pelo Facebook intercalando as músicas com depoimentos de amigos, familiares e parceiros musicais. Fica ligado! 17 de Outubro.

FONTE:http://sopedradamusical.com/agora-e-oficial-o-aguardado-album-inedito-do-sabotage-sera-lancado-em-outubro/

Batalha do NB Especial-Seletiva Nacional 2016



ENTÃO RAPEIZE, MAIS UM EDIÇÃO DA BATALHA DO NB, DESSA VEZ ESPECIAL!! VALENDO UMA VAGA PARA A SELETIVA DA BATALHA DE MC'S NACIONAL 2016!! ENTÃO VEM COM NOIS, LOGO MENOS MAIS INFORMAÇÕES!!

Confira a lista de vencedores, cyphers e performances do Bet Hip-Hop Awards 2016!



Ontem (4), o Bet Hip-Hop Awards 2016 finalmente foi ao ar. Apresentada por DJ Khaled, a premiação teve Kendrick Lamar como seu maior vencedor, e apresentações de nomes como: Gucci Mane, Desiigner, Young M.A21 SavageT.I., e mais outros.

Reunimos então a lista de vencedores, cyphers performances para quem não teve acesso a essa conferir.


Vencedores:



Melhor Vídeo Hip-Hop: Drake - "Hotline Bling"

Melhor duo/colaboração/grupo: Fat Joe & Remy Ma - "All the Way Up" Feat. French Montana & Infared

Melhor performance ao vivo: Kendrick Lamar

Lirícista do Ano: Kendrick Lamar

Diretor de Clipes do Ano: Director X

DJ do Ano: DJ Khaled

Produtor do Ano: Metro Boomin

MVP do ano: DJ Khaled

Faixa do Ano: Fat Joe & Remy Ma - "All the Way Up" Feat. French Montana & Infared

Álbum do Ano: Drake - Views

Melhor Novo Artista: Chance the Rapper

Correria do Ano: DJ Khaled

Mais Estiloso: Kanye West

Melhor Mixtape: Chance the Rapper, - Coloring Book

Melhor Verso Colaborativo: Kendrick Lamar em "Freedom" da Beyoncé

Faixa de Impacto: J. Cole - "Love Yourz"

Escolha do Público: Travis Scott, "Antidote"


Confira as performances do BET Hip-Hop Awards clicando aqui, e confira os cyphers clicando aqui.


FONTE:http://www.rap24horas.com.br/2016/10/confira-lista-de-vencedores-cyphers.html?m=1

VIDEOCLIPE: CARIOCLAN - PARTE NO BONDE PART. MR CATRA


Carioclan fez seu primeiro movimento no jogo neste ano lançando a faixa "Essa Mina É Fod*", e essa rapaziada tem investido em trabalhos inéditos. A mais boa nova do coletivo carioca é o single trapfunk "Parte no Bonde", que conta com colaboração do Mr. Catra.

A canção foi divulgada com seu clipe oficial, o qual é dirigido por Matheus Catão, e conta com presença especial do Cert e MC Alandin.





FONTE:http://www.rap24horas.com.br/2016/10/videoclipe-carioclan-parte-no-bonde.html

MUSICA: LIPE K.L - IDÉIAS CLARAS (CLARITY REMIX)


Lipe K.L fez sua grande estreia no jogo neste ano lançando a mixtape Em Busca da Vitória, e ele segue batalhando por mais espaço trabalhando em novos materiais. O mais recente desses é a faixa "Idéias Claras", um remix do single "Clarity" do single que ele divulgou essa semana.

O álbum de estreia do jovem MC de 19 anos de Americana será lançado ainda neste ano.


FONTE:http://www.rap24horas.com.br/2016/10/musica-lipe-kl-ideias-claras-clarity.html