terça-feira, 17 de novembro de 2015

5 Canais Negros Pra Você SAIR da Tv...

A vida mudou de cabeça pra baixo nos últimos meses, por isso parei de escrever. Mas é bom voltar. É preciso voltar. Então chego logo com uma postagem sobre o trabalho alheio, de irmãos que você deveria acompanhar. Gente preta, que utiliza as redes sociais pra disseminar a boa, ops, BOA informação. Todo mundo sabe que o You Tube é uma ótima ferramenta para construir conteúdos que a tv, paga ou não, nem de longe entrega. Quando o assunto é negritude então, fudeu né?! Mas se na tv você não se encontra, com pautas realmente interessantes ou  simplesmente por representatividade, no You Tube o bicho pega, com gente que faz caminhos um pouco diferentes...
Querido leitor, apresento pretinhos e pretinhas que deram cara a tapa e tão ai falando. Nem todos os canais são inteiramente contra o racismo, ou sobre cultura negra, mas você sabe MUITO BEM que o fato de um negro apresentar simplesmente um programa muda muita coisa. O porque? Por que o nosso corpo não é um corpo comum nas redes sociais, na tv, nos ramais da representatividade brasileira. Nossa imagem é política. Vendo eles, até deu vontade de transformar o Película em um canal hauahuuha. Quem sabe um dia! rs

Negritude Gringa:


Derivado de um blog (muitas vezes o caminho é esse), o canal do Rodrigo H, English Black Friday, é recente, mas com vídeos MUITO interessantes. Pra você que se interessa por cultura negra estadunidense é um prato cheio. Ainda mais com o ponto de vista brasileiro negro. Parece lugar comum né? Não é não! Do que chega de informação de cultura negra veiculada por brancos aqui no Brasil é de sobrar exemplos. Faz diferença ele ser preto? Claro que faz! Muito! E dentro de uma país onde a visão de latinidade é muito mais forte que a cultura negra fora dos espaços deles, aí o buraco é mais embaixo. A visão de um negão é primordial pra entender nossos irmãos de lá sem estereotipos, ou decifrando os mesmos... Dá uma olhada no trabalho do negão.




Cabelo Bom? Cabelo ÓTIMO!



Quer abandonar o barbeiro que corta o seu cabelo num corte quase rapando sua cabeça? Quer colocar seu cabelo pra cima? Não sabe quais cuidados tomar? Ô ninho, seus problemas A-CA-BA-RAM! Conheça Phils Monteiro, seu canal Fells Black e suas dicas sobre cabelo crespo. Sobre coroas crespas lindas! Na verdade minha relação vendo o canal do cara é de puro recalque. Essa minha calvice maldita que não me deixa ter meu black de volta aff. Fico vendo, maravilhado, mas desejando ter meu cabelo lindo grande de novo. rsrs Mas sobre seu canal, Phil é muito prático, direto, testa a eficacia dos produtos, preços, fala sobre saúde capilar, cortes, penteados. Tudo de muito bom gosto e feito com bastante cuidado. Dá uma olhada ae:



Cinefilia!!!



O Nego Nerd é um canal de crítica de cinema com um apresentador negro. Simples assim. Geralmente o Hudson faz críticas aos arrasa quarteirões que chegam aos cinemas brasileiros. Destaque para a parte técnica do canal. O cara realmente capricha viu! É divertido, carismático. A abertura mesmo, sempre um primor. Curto o nego nerd, pois ele não tá nem ai. Taca o pau nos filmes e não é daquele tipo de achar tudo lindo e muito bom só por ser Hollywood. Mas quando o produto é bom - ao seu ver - ele elogia de boa. rs



Poder de Preta!


Empoderada é a palavra do momento né? Nas universidades e nos meios de movimentos sociais é a palavra que domina. Já teve o tempo do "pós moderno", ou "contemporâneo", agora o negócio é empoderar! Então que a gente tenha poder mesmo. Principalmente as mulheres negras. O canal é voltado para o empreendimento de negras pelo Brasil e feito pelas negonas Loyce Prado e Renata Martins duas cineastas. É também um canal novo, mas desde já, o primor técnico é também um diferencial. Na verdade Empoderadas é uma web série que esta apenas na sua primeira temporada. Como o poder de um dá abertura para o poder de muitos, o canal visa mostrar mulheres negras que são exemplo para outras e abrir o debate sobre feminilidade e negritude no Brasil.





O Sonho Dela É Nosso Também!



Ana Paula Xongani está aqui depois das Empoderadas de propósito ok?! Por que? Para provar que de um bom canal, pode te ajudar a conhecer outras coisas boas. O Empoderadas me levou a conhecer a Xongani. Veja bem, esse sorriso largo dessa mulher da foto, veja essa energia que emana a imagem estática... É essa boa energia que você verá em seus vídeos, sobre muitos assuntos ligados a nossa negritude. Ela senta em frente a câmera e fala e fala e fala e acredite, tudo o que ela fala é importante e fundamental. E lindo. E bom. E positivo. A Xongani é uma marca estética, mas seu canal vai além da mostragem de seus ótimos produtos.



FONTE:http://peliculanegra.blogspot.com.br/2015/11/5-canais-negros-pra-voce-sair-da-tv.html

A CÚTIS QUE ACUSA E DENÚNCIA

Marcelo Silles
Assistente Social, Bacharel da Universidade Federal Fluminense-UFF/Campos-RJ

O Sistema de Cotas raciais incomoda, no entanto incomoda quando convém.  Assistimos em São Paulo alunos da Rede Pública Estadual organizadamente manifestando contra o fechamento de algumas escolas do ensino médio a mando de um governo nazi-ditatorial que prefere investir pesado em segurança pública, ampliando a frota da Polícia com carros modelos e perfis Ferraris, construir mais presídios do que valorizar a educação e utiliza - lá como arma contra a injustiça social e a criminalidade.

A pergunta feita e que não se cala é a seguinte: onde estão as pessoas de família, de bem, da moral que estão profundamente indignados com o PT e o governo Dilma por terem sucateado a educação, segundo eles, e lutam piamente pela melhoria e a valorização da educação no Brasil?

Sim, segundo essas pessoas a educação tem que ser valorizada para acabar com as injustiças sociais. Portanto, onde estão esses indivíduos salvadores da pátria brasileira que com fervor patriótico, dão a vida e o sangue por essa nação, onde eles estão para se juntarem a essa garotada que está lutando e reivindicando por uma educação de qualidade, que não é fechando escolas que irá melhorar o ensino público estadual?

A resposta é bem simples: essa luta não os convém. Não os convém pelo simples fato de não estarem sendo prejudicados em seus privilégios e mordomias, seus filhos têm educação de qualidade, portanto não dependem de um governo nazi-fascista-ditatorial, não estão nem aí para as classes menos favorecidas, o que esse tipo de gente quer mesmo é que se construa um muro de segregação, que o apartheid seja instalado e faça parte do sistema brasileiro.

O que incomoda, sempre incomodou e incomodará a essa raça de gente, é ver os pretos em setores que antes somente indivíduos de cútis clara poderiam ocupar. É ver e sentir os aeroportos cheios de pretos e de pobres, voando para todo o Brasil, visitando o estrangeiro tendo que dividir os mesmos espaços.

Universidades de renomes com sistemas de cotas e em seus muros, pichações de ódio a negros, em seus banheiros rabiscos com erros grosseiros de português excitando o ódio a negros, palavras de ordem muito utilizadas pelo grupo da Kun Klux Klan estão sendo reproduzidos na santa terra da democracia racial.

A pele denúncia a origem, a origem de tanto ódio e excitação a violência gratuita, a pele preta sinônimo de inferioridade para os brasileiros seguidores de Casa Grande e Senzala a bíblia da miscigenação racial, que não suportam pretos e pretas em lugares de destaque. Não conseguem alcançar ou melhor não querem entender que o Estado nunca teve a intenção de inclusão e sim de eliminação do povo preto brasileiro.

Os descendentes dos egressos do cativeiro, hoje apenas estão herdando uma fagulha das conquistas que ainda estão por vir, graças àqueles que deram a vida para hoje podermos está numa posição de resistência, livres em certa parte continuando a batalha daqueles que deram início pensando em nós.


Viva Zumbi, viva Dandara, viva Osvaldão, Viva Tereza de Benguela. 4P.