quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CONDUTA DO MORRO


Relembrar sempre é bom, e para quem não conheceu ou conhece esse grupo de rap capixaba da cidade de Cariacica, que era formado por Fernando, Lekim, Keke e Béga (vulgo B.G.). Os manos gravaram esse som para divulgar o grupo, que infelizmente durou pouco tempo, mas não menos para serem lembrados sempre de coração por aqueles que fizeram parte da correria desses caras, que estiveram ao lado das dificuldades conhecendo-os e vivenciando a dificuldade de um rapper independente com seriedade trilhar o seu caminho e conseguir um lugar ao sol.
A última notícia que obtive há algumas semanas atrás é que o grupo está se organizando de novo. Espero que sim porque esses manos merecem tudo de bom, a correria é forte. Por isso disponibilizo o som do grupo CONDUTA DO MORRO "DIRETO DA FAVELA" contando a realidade das periferias de Cariacica. Vale a pena baixar e conferir.

CULTURA DE RUA, A RUA É RUA EM QUALQUER LUGAR



A Rua é Rua em qualquer lugar, não importa se você reside em metrópole, cidade grande, média ou pequena cada qual com sua particularidade, cada qual com sua subjetividade. Uns se vangloriam em gangues, ervas, maizena e etc. Outros se vangloriam simplesmente por fazer parte e representar essa Cultura, rimando suas vidas, frustrações, baladas, mulheres, diversões ou simplesmente pelo prazer de rimar exaltam a sua regionalidade. O fato é, que não existe aquele ou aquela superior que manda na rua uns se auto-afirmam é nóis, é a gente, é não sei mais o que, na real o que existe são aqueles que representam a sua região a sua rua. Portanto, a rua ela é multiplural, multicultural, multivocacional abarca vários contos, absorve, configura, formatar várias ideologias.
Tem aqueles e aquelas que tem facilidades em ascensão, digo no aspecto brasileiro é claro, e aqueles que por dificuldades múltiplas ainda buscam o seu espaço. A verdade é que, esses não são menos que os "reis" e "rainhas" das ruas e sim competem por igual na correria do dia-a-dia. Estão surgindo atores sociais que levantam a bandeira da Cultura de Rua, se autoafirmando donos dela, criando perfis que indiretamente obrigam os outros atores que eles classificam como "coadjuvantes" a seguirem o mesmo padrão, adorarem os seus estilos aos quais fazem questão de impor. Menosprezam, inferiorizam os outros atores sociais que também representam a rua, rimando suas histórias, suas particularidades.
Concluo que a Rua é Rua em qualquer lugar. Dinheiro no bolso não é problema, é solução.
É desse jeito.
PAZ.

POR: Marcelo Silles

ESTIMATIVA ONG


A Estimativa é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua na promoção, divulgação e realização de eventos sócio-culturais que tenham como foco, principalmente a cultura afro-brasileira. A Organização foi fundada em 13/06/2005, com sede no Rio de Janeiro e atua em vários territórios brasileiros.

O fio condutor do trabalho é a valorização da contribuição africana na história política, cultural e artística do país e que o reconhecimento do afro-brasileiro, do índio e todos os segmentos que sofreram e sofrem ainda hoje com todos os tipos de exclusão é um dos pontos de partida para a equiparação social.
SIGA E CURTA A ESTIMATIVA EM SUA PÁGINA NO FACEBOOK E SAIBA MAIS:https://www.facebook.com/estimativa.associacao?sk=info