segunda-feira, 1 de julho de 2013

O MEU BRASIL BRASILEIRO

MARCELO SILLES
Rapper e Assistente Social.

Os brancos na frente, os pretos atrás. Típico programa de auditório onde os mais belos são escolhidos a dedo para fazerem parte do divã que será apresentado ao mundo como a cara do Brasil. Sorrisos brancos cativantes, peles claras, brancas cativantes, cabelos esvoaçantes traços europeus, eurocêntricos. Oh meu Brasil brasileiro, sou brasileiro com muito orgulho e muito amor, mesmo que eu me sente lá no fundo e ninguém me veja por me sentir culpado de ter nascido com essa pele escura que envergonha, e sei com a minha consciência tranquila que não é essa pele escura que representa  a identidade do meu Brasil brasileiro.
Sou um intruso, um estrangeiro nessa terra brasilis linda e deslumbrante a qual pedi asilo e me adotou, pode ter sido até fazendo-me um favor, mas agradeço-te meu Brasil brasileiro terra da mais esplêndida democracia racial que em nenhum outro lugar do mundo há. Venero-te meu Brasil brasileiro e contigo enxoto todas essas mazelas de matrizes africanas religiões pagãs que enfeiuram suas terras, não pertenço a ela por mais que eu seja preto, sou branco por dentro por ti oh! Meu Brasil brasileiro. Entendo e aceito quando tu dizes que por minha cor escura eu nasci para servir, portanto sirvo-te com orgulho não almejo posições de destaque nenhuma ascensão, pois sei que não é de teu agrado que grupos de minha raça, minha cor sejam dominantes em teu território onde impera a cor da pureza, da luz, da felicidade, da liberdade. As cores brancas e claras.
Digo a ti de cor, igual a minha cor, que não levantes falsos testemunhos contra o meu Brasil brasileiro que como eu, também recebestes de braços abertos fazendo-te como fez a mim um favor. Essas terras verdejantes, de praias prazerosas e de uma elite branca, clara que temos que sempre ser fieis serviçais devemos favores a quais valor nenhum cobrirá. Meu Brasil brasileiro, nação justa racialmente, socialmente e economicamente, oh pátria amada Brasil.
De onde emana a felicidade e paz diferente dos lugares de meus ditos ancestrais na qual envergonho-me profundamente. Amo-te meu Brasil brasileiro. Glorifico-te, quando em jogos da seleção brasileira que é o maior orgulho nacional e nos representa, mesmo que eu não possa ir assistir com ingressos que custam R$1.000,00, mas de minha residência humilde que é o meu lugar, grito por ti em berros e delírios vai meu Brasil brasileiro.
Há como é lindo os torcedores todos clareados, pele maravilhosa, cor da felicidade e da luz. Nos primeiros bancos em todos os lugares. Mas assisti uma afronta um sujeito pretinho bem a frente das câmeras, sujando a imagem do meu Brasil brasileiro, esse elemento não se toca, que preto como eu, não se pode dá ao luxo de estar no meio de tamanha nobreza, que ele deveria se por em seu lugar. Onde estão os PM´s para retirar a força esse elemento de tamanha afronta?
Amo-te demais meu Brasil brasileiro, sei o meu lugar como um filho teu que não foge a luta obediente, subserviente a ti, oh meu Brasil brasileiro terra da democracia racial, onde não há injustiças, não há tristezas, país do futebol para que educação, saúde, políticas públicas e sociais, temos o nosso futebol que é tudo, que é a nossa nação. Meu Brasil brasileiro.