sexta-feira, 14 de novembro de 2014

FACA DE DOIS GUMES - Texto de Marcelo Silles

Bacharel em Serviço Social pela
Universidade Federal Fluminense-UFF/Campos-RJ
Expressão popular que significa que alguma coisa, algum fator, que alguém, que traz consigo boas estimativas, em dadas circunstâncias pode ser prejudicial. Diz-se que algo ou atitude é "uma faca de dois gumes" quando pode ter o efeito contrário ao esperado, isto é, pode ter um efeito prejudicial. Uma faca que corta para os dois lados pode ser prática, mas podemos nos confundir e nos cortar. (Fonte R7)

Portanto nos remete também a presença de lideranças bipolares no cerne da negritude.  Estamos no novembro negro, data máxima da celebração da Consciência Negra no Brasil, e nos deparamos com diversos eventos seja no campo da militância-consciência, seja no campo do maestream, midiático, cultura de massa resumindo, consciência jabuticaba.

Ubuntu que significa sou o que sou pelo que nós somos, não se aplica no Brasil numa pluralidade massiva das comunidades negras, o que se observa é um total interesse entre partes de acordo com suas particularidades. Com isso pode-se dizer que o mês da Consciência Negra é um mês voltado mais para o festivo do que para a consciência em si, de valorização ancestral e identitária de todos os negros brasileiros. Muito se aplaude muito se comenta, mas a imagem e idéia do que o negro ainda é somente lindo e belo, refuta a docilidade do ser e sua aceitação como tal apenas e o seu lugar devido. O legado racista, marginal, segregacionista ainda persiste e muito.

A busca pela fundamentação da negritude e seu cerne valor na sociedade brasileira, são pinceladas de forma abstrata com contornos ambíguos e depostos de toda auto-afirmação histórica, social e econômica. Saliento em atestar que a mercantilização de certo modo teve seu papel crucial em transformar a cultura negra em produto descartável logo prontamente para o consumo, mediocrizando a sua historicidade e desdenhando o seu potencial labore de seu status genealógico de colaboradores ativos e crivos de seu papel de suma importância na construção dessa sociedade.

Cabe-se afiar e lapidar mais essas facas cegas de dois lados, que por um momento cospe no prato que comeu e por outro adora e sacraliza o seu algoz sendo um dócil e obediente negro de casa. Cabe peneirar e pentear finamente os negros que querem se libertar daqueles que ainda se mantém sobre os pés de seus senhores. Portanto, mais Consciência Negra e menos consciência jabuticaba.