sexta-feira, 21 de março de 2014

SUBTERFÚGIO

MARCELO SILLES
Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense-UFF/RJ & Rapper

É essa impressão que tenho da oposição de Bom Jesus do Itabapoana-RJ. Querem privilégios e utilizam de discursos escusos e rasteiros para tentar manipular de todas as formas, a opinião pública popular. Uma das tentativas infames é em relação à escalda da violência no interior, principalmente nas pequenas cidades.

Há muito venho dizendo que a violência é um histórico acariciado por questões que envolvem, além da classe, interesses de determinados setores tanto no campo político como no social. No Brasil sempre se manteve a cultura do monitoramento e manutenção da violência, sendo um fenômeno agravado pela pobreza e problemas sociais e econômicos, é e sempre foi de grandíssimo interesse das classes mais abastadas que esse fenômeno se restringisse somente a margem, ou seja, nas periferias e favelas.

Com o surgimento da globalização e a expansão globalizada dos acessos a bens de consumo, o fenômeno da violência tomou proporções catastróficas onde a sociedade se ver refém de sua própria criação, a onda de violência em escala alarmante. Não cuidou, não realizou as políticas públicas e sociais permitindo assim, que a violência se instalasse de forma sutil e aqui preparasse o seu terreno.


Portanto, dizer que o atual governo é o responsável pela escalada da violência em Bom Jesus do Itabapoana-RJ parece-me uma tentativa de golpe leviano dos mais absurdos. A violência em Bom Jesus já estava em escala alarmante há muito tempo, só que agora está atingindo uma classe abastada que antes a reprimia e a alojava somente em uma região. União é a única solução e reconhecer os erros passados, são os primeiros passos para que possamos aplicar um projeto social e humano para conter essa escalada.