sexta-feira, 21 de junho de 2013

EXPAVI

RAP/HIP HOP CABOVERDIANO.




DIRETAMENTE DE CABO VERDE. Expavi Feat. Pnc & Naná - Sonhe Dum Kriolo - Single

Jair Rendall Almeida mais conhecido por EXPAVI começou a divulgar a cultura hip-hop em meados de 1995/96.
Em 2000 lança a 1ª Demo com o tema “3º Mund Pirdit” juntamente com o grupo que fundou em São Vicente, Rebeldes RDS.

Em 2002, depois de muitos esforços, consegue juntar um grupo de pessoas da sua zona e forma os Hip Hop Art, uma banda que reunia elementos jovens, com muita vontade de aprender com Expavi, já experiente nas andanças do hip - hop. Seguiram-se várias actuações, algumas demos e muitos aplausos.
Em 2003 foi convidado para actuar no festival Baía das Gatas integrado num colectivo de hip hop. Era uma prova de consagração e reconhecimento do seu trabalho que foi renovada em 2004, no mesmo palco, mas com a sua própria banda - os Hip Hop Art.

 
Esta actuação valeu-lhe um convite de Djô da Silva, produtor de Cesária Évora para gravar o primeiro disco de originais.
E assim nasceu "Retrot Repod" em 2005. Nessa época Expavi começa também pensar no seu álbum a solo. Colocou mãos à obra e em Março de 2008 lança "A Luta Kontinua", com uma linguagem mais revolucionária e temas que relatam a história e quotidiano do seu povo.
Recentemente, já com o seu mini estúdio caseiro "Senzala Record" EXPAVI lança mais um álbum de originais - "História k´Nunka esh Kontop", em 2011, seguido de três videoclips “Nova Ordem Mundial”,”Rima pa nhas guent” e “Re-integração”.


Com este "História k´Nunka esh Kontop" venceu o concurso Vis a Vis – Cabo Verde e seguiu para Espanha para participar em vários festivais naquele país.
Este último álbum é dedicado ao amigo Butota-N.A.C.B. e tem sido muito aplaudido pela crítica por demonstrar na lírica e sonoridade uma viragem qualitativa no hip-hop nacional. O vídeo da faixa "Nova Ordem Mundial" trouxe uma nova imagem para o Movimento hip-hop Kriol.

A preparar um novo disco Expavi gravou o single Sonho dum Kriole que conta com a colaboração de PNC dos Rapaz 100 Juiz e de Naná. Este single valeu-lhe a nomeação para os CVMA 2013.

CVMA Nomeações 2013
Melhor Rap/Hip-hop