terça-feira, 31 de maio de 2016

UMA BRANCA BONJESUESE: EU ACHO FALAR PRETO TÃO FEIO.

Marcelo Silles
Assistente Social

Em uma determinada ocasião, em um determinado dia, uma sicrana branca dirigiu-se a mim e disse: eu acho falar preto tão feio. E a minha resposta foi óbvia: sou preto, a cor mais linda que Deus criou na face da terra. Feio é falar branco.

É em uma dessas invertidas que eu fico abismado em afirmar o quão sublime é a ignorância humana, precisamente dos clareados. Nossos ancestrais foram forçados a esquecerem seus nomes, suas identidades, suas origens para adotarem costumes, modos, culturas e nomes brancos. E existem criaturas que tem a petulância de dizerem que, quem foge o padrão e tem a audácia em se  afirmar preto é feio. Como de costume querem que nós continuemos a sermos os dóceis, servis, bonzinhos, os neguinhos e neguinhas de sorrisos alegres em meio ao caos que nos é imposto cotidianamente.

Reflita e aceite a auto-afirmação do Devir Negro Afro-Diásporo em suas vidas. Querem que esqueçamos, mas eles não esquecem dos seus como sempre. É o mesmo mimimimimi, o mesmo chororô de sempre, que segundo eles, imposições deles, temos que ser morenos, mulatos, negros e pretos não, tem que ser moreninho. Como é lindo e poético desfilar com uma blusa com os dizeres 100% NEGRO ou 100% PRETO. Pô agora imagina uma criatura com uma blusa escrita 100% BRANCO, aí sim fica muito feio, sem poesia, sem glamour, sem amor.


E a sicrana branca ficou de cara feia com a minha resposta ainda. Eu mereço. E vamos que a luta não, continua e pelo visto será eterna. 4P sempre.