sexta-feira, 29 de abril de 2016

Fazenda em Santa Rita de Jacutinga-MG, A maior fazenda de escravos da América Latina.

A fazenda Santa Clara, localizada no município de Santa Rita de Jacutinga, fica a 140 quilômetros de Juiz de Fora. É a maior construção rural que se tem conhecimento.
Datada de 1.760 – 1.780 (20 anos para ficar pronta), a Fazenda Santa Clara guarda várias histórias.
Possui 365 janelas (uma para cada dia do ano)
52 quartos (um para cada semana do ano)
12 salas (um para cada mês do ano)
O seu fundador Francisco Tereziano Fortes de Bustamante, manteve a sua esposa trancada em um quarto por 30 anos, vindo ela a assumir a fazenda após a sua morte.
Infelizmente toda essa beleza era usada para o tráfico, compra e venda de escravos.
A fazenda era utilizada para a reprodução de escravos, onde cada escravo reprodutor tinha 9 mulheres, que já davam a luz ao seu primeiro filho aos 14 anos de idade. Muitas morriam antes mesmo de completar 18 anos, pois eram usadas simplesmente como parideiras e por serem muito novas, não aguentavam viver por muitos anos.
Em média, eram gerados 400 crianças por ano, onde os homens eram separados das meninas e selecionados para serem produtores e reprodutores.
Quando se tinham mais meninos do que meninas, os meninos eram engordados a ponto de não resistirem e enfartarem.

"A Fazenda Santa Clara, foi erguida no século XIX pela sua família Bustamante Fortes, de São João Del Rey. A mesma é composta de vários cômodos, conservados em sua originalidade. O cárcere apresenta troncos e outros instrumentos de tortura utilizados para punir os escravos. As marcas de unhas nas paredes são os indícios da intensidade da tortura que os cativos sofreram. Santa Clara, que mantém intactos a masmorra e a senzala, que são abertos à visitação, é uma das poucas propriedades em que foi comprovada a reprodução de escravos para o comércio."

VEJAM AS FOTOS DESTA FAZENDA QUE ERA UM CAMPO DE EXTERMÍNIO:
GRILHÕES
GRILHÕES
MARCAS DE SANGUE
SALA DE TORTURA
TRONCO

TRONCO

TRONCO

TRONCO

TRONCO

SALÃO DE TORTURA

SENZALA
FONTES: http://www.a-cidadedascachoeiras.com/fazenda-santa-clara2/ http://www.cangerenoticias.com.br/fazenda-santa-clara-a-maior-fazenda-de-escravos-da-america-latina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário