sexta-feira, 29 de abril de 2016

Centenário do samba é celebrado em painéis na avenida Paulista


Identificado como um gênero próximo das classes operárias, o samba será celebrado a partir deste domingo (1º), Dia do Trabalho, no principal cartão postal de São Paulo: a avenida Paulista.
Ao longo de 1 km de extensão, serão expostos retratos de nomes como Beth Carvalho, Clara Nunes, Ataulfo Alves, Cartola, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, João Nogueira e Pixinguinha, totalizando 30 painéis de 4 m x 3 m situados entre as ruas Augusta e Pamplona.
Organizada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), a exposição “Os Trabalhadores e os 100 Anos do Samba” tem por objetivo celebrar não apenas o centenário do samba, que será comemorado em novembro deste ano, mas também exaltar os personagens cantados em clássicos do gênero, que, desde o seu início, tem se dedicado a contar com poesia e ritmo os dramas e alegrias proletários.
A exposição também ressalta o próprio caráter trabalhador dos sambistas, muitos dos quais conciliavam a música com seus ofícios, e procura ressaltar a diversidade a partir de nomes de períodos e estilos distintos do gênero musical.
A pesquisa das imagens foi feita pelo jornalista Celso de Campos Jr, autor da biografia de Adoniran Barbosa, e a curadoria e edição das fotos é da DOC Galeria.
FONTE:http://www.ceert.org.br/noticias/historia-cultura-arte/11335/centenario-do-samba-e-celebrado-em-paineis-na-avenida-paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário