quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Jornalistas discutem empoderamento e racismo no canal ‘Papo de Preta’

Conteúdo também repercute fora da web, com palestras e debates.'Pessoas esquecem que a gente não é negro um dia no ano', diz idealizadora.


Discutir preconceito, racismo, negritude e empoderamento é a proposta do "Papo de Preta",idealizado por duas jornalistas de Juiz de Fora. O canal surgiu há um ano como um espaço para abordar temas relevantes às mulheres negras. Com bom humor, Natália Romualdo e Maristela Rosa conquistaram 10 mil inscritos e mais de 9 mil visualizações em cada vídeo.

Para as jornalistas, os temas não são tratados pelas famílias dentro de casa. "As crianças negras crescem sem ter conhecimento de que racismo existe, de que elas vão sofrer com isso diariamente. O que as pessoas esquecem é que a gente não é negro um dia no ano só. A gente é negro todos os dias do ano, precisamos discutir essas questões", destacou Natália Romualdo.
Os posts são feitos semanalmente e em muitos vídeos existem convidados especiais para contar sua experiência com o tema tratado. "A gente discute o tema, vê o que está sendo repercutido na mídia, fala e argumenta sobre", explicou.
O conteúdo também repercute fora da internet. Elas já foram convidadas para participar de debates e palestras em escolas, faculdades e outros eventos.
A gente é negro todos os dias do ano, precisamos discutir essas questões.
Natália Romualdo, jornalista

"Estamos atingindo pessoas que a gente não conseguiria atingir, mas o interessante mesmo é poder estar com essas pessoas, mesmo que um número reduzido, e poder falar com elas e levar essas mensagens a respeito de racismo, sobre aceitação da estética negra. Tem sido muito bacana", explicou Maristela Rosa.
FONTE:http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/11/jornalistas-discutem-empoderamento-e-racismo-no-canal-papo-de-preta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário