quinta-feira, 2 de junho de 2016

O SOM DO TEMPO: DOCUMENTÁRIO RETRATA EXPANSÃO DO RAP CARIOCA


Nem só de Praia, samba e futebol vive o Rio. O Som do Tempo é um longa-metragem que aborda a formação e desenvolvimento da cena do Rap no Rio de Janeiro. O filme conta com 18 anos de história de imagens e depoimentos. Ao longo de 7 anos de produção foram filmados mais de 70 pessoas que constroem a cena do rap, de diversas regiões do grande Rio, somando dezenas de horas de filmagens.

O crescimento do rap, as rodas de rima, o cinema e os clipes, a questão de gênero, o negro, a história do movimento, os beat makers e produtores, os grupos e MC´s formam a narrativa do filme: uma verdadeira aula da formação e desenvolvimento da cena do rap no Rio de Janeiro oferecida por aqueles que lutaram e seguem lutando para construí-la. O filme começou a ser produzido em 2009 tendo seu término em 2016. Foi também em 2009 o ano de lançamento do documentário “De Repente: poetas de rua” (2004 – 2009) de Arthur Moura que aborda a cena do rap carioca no seu início no bairro da Lapa. O Som do Tempo vai mais fundo no caminho iniciado pelo Poetas de Rua e faz uma grande obra remontando o desenvolvimento da cena do rap historicamente e tentando entender a cena através dos múltiplos braços e pernas que constroem esse movimento. Influenciada e em constante troca com os cenários do Rap dos EUA, de São Paulo, do Brasil e do mundo, a cena do rap do Rio de Janeiro vai trilhando seu caminho de forma autentica.

Para o documentário, mais de 70 entrevistas foram realizadas, entre elas:

Marcelo D2; MV Hemp; Dropê; Lola Sales; Cavi Borges; PH Stelzer; Rabu Gonzales; Ton Gadioli; DJ Castro; DJ Erik Scratch; DJ Machintal; Gerard Miranda;3030; Antiéticos; Bacon; De Leve; Dom Negrone; Funkero; Gaspa; Iky Castilho; Lepô; Mahal; Marcão Baixada; Mateus Pinguim (DubAtack); Maurício (Carta na Manga); Nissin (Oriente); OZ; Ozama; Ramiro Mart; Ramonzin; Filipe Ret; Rico; Shackal; Start; Wallace Carvalho; Aline Pereira; Babi;Negra Rê; Rossi;Bebel du Gueto; Gori Beatzz; Maolee; Papatinho; 2F (U-Flow); Bruno Tomba;DuBrown; Damien Seth; Harlem; Djoser; Fábio Broa (Roda do Meier); Gordo (Batalha do Tanque); Roda de Vila Isabel – Dropê ODC; Thiago Pombal; Jonathan e Sardinha (Roda da Vila Isabel); NJ Sallez; Aori; DG dos Santos, Gel, Lexo, BZ Moraes Santos (Roda de Icaraí – Niterói) ; Mafia 44; Shawlin; Elza Coen; Slow da BF; Nectar Gang; Akira Presidente.


FONTE:http://www.rapnacional.com.br/o-som-do-tempo-documentario-retrata-expansao-do-rap-carioca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário