quinta-feira, 14 de abril de 2016

Wakaliwood: Conheça a incrível indústria de cinema nascida na favela de Wakaliga, no Uganda

Isaac Nabwaana é o fundador de Wakaliwood.
As definições de amor ao cinema foram atualizadas. Isso aconteceu quando um grupo de moradores da favela de Wakaliga, na capital do Uganda, se uniu — a despeito de todos os problemas que os cercam — e decidiu fazer arte. A sétima arte.
Um belo dia, o criativo Isaac Nabwana decidiu ser cineasta. Isso aí, cineasta, do nada. Pegou uma câmera usada, um computador montado de peças velhas, recrutou sua mulher, filhos, vizinhos e deu asas ao seu grande sonho. Alguns anos e mais de 40 filmes depois, o diretor já virou biografia norte-americana que documenta a sua proeza: erguer do nada, sozinho, uma nova indústria cinematográfica. A incrível Wakaliwood.
"Há tantas histórias no Uganda que são virgens, ninguém nunca realizou ainda", conta Isaac, fundador da admirável Ramon Film Productions. Sua ênfase à originalidade não é à toa. Da limitação de recursos, o cineasta autodidata encontra uma infinidade de maneiras, únicas, de transformar em filme o que sua imaginação projeta. O povo de Uganda visita Nova York, verte o Big Ben em jato, sobrevoa o Cristo Redentor, tudo através de colagens amadoras, sem nenhum filtro artístico pré-estabelecido, que transforma suas limitadas produções em algo único e muito divertido.
Ação é o gênero predileto em Wakaliwood, e onde se encaixa a obra seminal de Isaac Nabwaana, Who Killed Captain Alex?. Efeitos especiais caseiros, artes marciais inspiradas em filmes de Kung Fu com Chuck Norris, captação de som e imagem no improviso, tudo se funde ao ideal de cinema de seu criador: "Combinar a cultura do Uganda com a cultura dos western e dos [filmes] chineses", resume Isaac, mostrando que sabe bem o que quer, e que consegue o que quer. Basta conferir os trailer de seus filmes (ou eles inteiros) e ver que está tudo ali, à sua maneira.
E se engana quem pensa que Isaac Nabwaana se acomoda em suas limitações — ou que a admiração por seu trabalho reside apenas numa visão lúdica do fazer cinema de modo independente. Do nascimento de Wakaliwood, em 2009, ao filme Ani Mulalu (Crazy World), de 2015, nota-se uma clara evolução no cinema do Uganda. E um objetivo.
De modo colaborativo, os moradores de Wakaliga estão utilizando uma experiência de vida única, muito dura, para se inspirar, se unir e desenvolver uma verdadeira indústria de cinema, séria. Assim, eles estão desenvolvendo a sua arte, criando os seus próprios ídolos (Uncle Benon incorpora "Bruce Yu: o Bruce Lee do Uganda" ao ensinar artes marciais às crianças) e erguendo Wakaliwood como algo que vai muito além do entretenimento — como uma alternativa, uma esperança, uma nova realidade.
Veja você mesmo as imagens de Wakaliwood, e se encante com a criatividade dos moradores de Wakaliga. A essência do cinema, como não se vê muito mais por aí.
FONTE:http://www.msn.com/pt-br/cinema/galeria/wakaliwood-conhe%C3%A7a-a-incr%C3%ADvel-ind%C3%BAstria-de-cinema-nascida-na-favela-de-wakaliga-no-uganda/ss-AAgJdFA#image=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário