quinta-feira, 28 de abril de 2016

Especialistas de todo mundo discutem, no Brasil, o IX volume da História Geral da África



A UFSCAR recebe os pesquisadores do Comitê Científico Internacional, entre 27 e 30/08, para discutir o conteúdo do novo volume da coleção da UNESCO. Eles participam de uma conferência aberta e de oficina epistemológica. 

Cerca de 20 especialistas de renome mundial marcam presença na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, entre os dias 27 e 30/08/14, para discutir o conteúdo do IX volume da Coleção História Geral da África (HGA), considerada a principal referência e a mais completa obra sobre o continente. O volume, a ser elaborado por especialistas sob a responsabilidade do Comitê Científico Internacional, ligado à UNESCO, e está sendo patrocinado pelo Ministério da Educação do Brasil. 

A conferência de abertura acontece no dia 27 (quarta-feira), às 10h, pelo historiador congolense Elikia M’Bokolo, presidente do Comitê Científico para o uso pedagógico da História geral da África: Contribuições da História Geral da África a outra visão da África e de suas Diásporas. O tema da conferência é Novas Concepções da África e das Diásporas nas Ciências Sociais e Humanas. Em seguida, às 11h30, será feita a apresentação do IX volume da coleção HGA pelo Embaixador do Benin, Olabiyi B. Joseph Yai. As duas palestras e a cerimônia de abertura são os únicos momentos em que o acesso será aberto ao público, incluindo transmissão pela internet por meio do linkhttp://webconf2.rnp.br/UAB_UFSCAR . As demais sessões serão fechadas aos especialistas. 

A cerimônia de abertura, prevista para as 9h30, contará com as presenças do presidente do Comitê Científico para a elaboração do IX volume da HGA, Augustin Holl; do Chefe da Seção de Diálogo Intercultural da UNESCO, Ali Moussa Iye, que coordena o projeto de elaboração da HGA; da Coordenadora da área de Educação da UNESCO no Brasil, Maria Rebeca Otero; da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do MEC, Macaé Maria Evaristo dos Santos, e do Reitor da Universidade Federal de São Carlos Professor Doutor Targino de Araújo Filho. 

O IX volume da História Geral da África tem por objetivo primordial atualizar a coleção com os fatos ocorridos até o presente momento, já que os oito volumes anteriores lançados pela UNESCO, cuja versão em português teve financiamento do Ministério da Educação e coordenação técnica da Universidade de São Carlos, cobrem os períodos da pré-história até a década de 1980. A nova publicação ainda contemplará as mais recentes descobertas científicas, teorias, dados e conceitos sobre o passado e o presente da África e de sua diáspora. 

“A coleção História Geral da África contribui para disseminar o reconhecimento da importância do continente africano para o mundo, além de estreitar os laços históricos existentes entre a África e os países da Diáspora, entre eles o Brasil”, afirma a Coordenadora do setor de Educação da UNESCO no Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes. 

Necessidade de uma oficina epistemológica 

O Comitê Científico Internacional, responsável pela elaboração da Coleção História Geral da África (HGA), estará reunido em São Carlos, do dia 27 até o dia 30 de agosto, para duas reuniões: nos dias 27 a 28/08 acontece a Oficina Epistemológica do IX volume da História Geral da África, e nos dias 29 e 30/08 a reunião do Comitê para o IX volume propriamente. 
Na oficina serão discutidos temas como análise crítica dos conceitos de raça, mestiçagem e miscigenação; a descolonização de discursos e paradigmas; visão endógena da história africana; cultura tangível e intangível; a África e sua diáspora como precursor da modernidade; novos atores no continente, entre outros. O debate se dará partir do inovador conceito de África Global, estabelecido pelo Comitê como central para se escrever a história da África e suas diásporas. Esta abordagem tem por característica considerar a dinâmica e os temas transversais que permeiam as referências culturais das sociedades africanas, também difundidas e reinventadas em todo o mundo ao longo dos anos. 

Durante as reuniões prévias em Salvador (novembro de 2013) e em Paris (16-19/06/2014), o comitê destacou a importância de abordar a história dos processos que ligam a África com suas diásporas, retratando como estas dialogam e influem nas diversas fases da globalização. E dada à multiplicidade e complexidade das questões, ficou definido a necessidade de realizar esta reunião no Brasil para a troca pontos de vista entre os especialistas, especificamente, a fim de se construir conceitos epistemológicos. 

Sobre a Coleção 

A Coleção História Geral da África, com quase 10 mil páginas, foi construída ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores, coordenados por um comitê científico composto por 39 especialistas, dois terços deles africanos. 

A obra conta a história da África a partir de uma visão de dentro do continente, usando uma metodologia interdisciplinar que envolve especialistas de áreas como história, antropologia, arqueologia, linguística, botânica, física, jornalismo, entre outros. Seu conteúdo permite novas perspectivas para os estudos e pesquisas a respeito da África. 

Os oito volumes já lançados abordam o continente desde a pré-história até a década de 1980, passando pelo Egito Antigo, por diversas civilizações e dinastias, pelo tráfico de escravos, pela colonização europeia e pela independência dos diversos países. A África é destacada como berço da humanidade e de contribuição fundamental para a cultura e a produção do conhecimento científico mundial. 

A História Geral da África em Português 

A coleção em português, editada pela UNESCO, financiada pelo Ministério da Educação e com coordenação técnica da Universidade Federal de São Carlos, contribui para a disseminação de um novo olhar sobre a cultura e a história africanas na sociedade brasileira, e também para a transformação das relações étnico-raciais no país. Sua disponibilização na língua portuguesa integra uma estratégia para a implementação da Lei 10.639/2003, que prevê o ensino da história da África e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras. 


Download gratuito da Coleção História Geral da África em Português: 



FONTE:http://www.ceert.org.br/noticias/educacao/5153/especialistas-de-todo-mundo-discutem-no-brasil-o-ix-volume-da-historia-geral-da-africa

Nenhum comentário:

Postar um comentário