sexta-feira, 3 de maio de 2013

EU SOU GANGSTA RAP


UM LUGAR CHAMADO LOS ANGELES, UM ESTILO CHAMADO GANGSTA.



O termo gangster é antigo, desde os anos 30 já se denominavam as pessoas fora da lei como gangsters. All Capone, Nitti, Baby Face Nel, Gambion, Dillinger, Bony and Clyde e outros mafiosos eram gangsters respeitados e influentes.
O termo gangsta incorporou-se ao Rap com força no começo dos anos 90, com a explosão do NWA e o discurso tipo: “Que se dane todo mundo! Eu tenho a mulher que quero!” Putas, cafetões e outros palavrões definiram o estilo dentro do Hip Hop e colocou Loas Angeles como a terra dos gangstas.

E no Brasil............

No Brasil a febre gangsta também teve seu ponto alto no começo dos anos 90, com a explosão do NWA. Os rappers, principalmente de São Paulo, se espelhavam no visual do NWA e os artigos principais eram acessórios dos Raiders e dos Kings. No centro de São Paulo, mas exatamente na praça Roosevelt, onde o pessoal do Sindicato Negro se reunia, o visual gangsta, lançado pelo grupo de Los Angeles, era item obrigatório.
Na época, 90% dos grupos de Rap de São Paulo se vestiam de preto, a cor mais usada pelos gangstas.
Com as tretas no cenário americano e as mortes de astros como 2Pac e Notorious Biggie, muita coisa foi falada sobre a música gangsta, confundindo várias pessoas, inclusive até no Brasil.
Certa vez, um grupo de Rap nacional disse a seguinte frase em sua música:”Gangsta não canta, gangsta mata”. Esta frase reflete um pouco da confusão que se criou em cima do estilo.
Nem todo rapper que faz o estilo gangsta tem problemas com a lei e nem toda canção considerada Gangsta fala de p... e cita palavrões a esmo. Os caras e minas também falam de amor, esperança e dão toques para quem está no crime achar uma saída.

A cultura gangsta vai muito além de palavrões, festas de arromba e armas em punho. É considerada gangsta toda música que tem harmonias e timbres sinistros, as mugueiras tradicionais e geralmente os samplers de bandas antigas da era soul.
Não é apenas em Los Angeles que o termo gangsta é usado, existem muitos rappers de outros estados que são considerados gangstas como Mobb Deep, Notorious Biggie, 50 Cente de Nova Iorque; Máster P e Hot Boyz de New Orleans; Three Six Máfia, Gangsta Pat, Eight Ball & MJG de Memphis, entre outros.

FONTE: RAP BRASIL COLLECTION.. MATÉRIA POR MC RÓ.

Rapper Marcelo Silles

Nenhum comentário:

Postar um comentário