quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MAQUIAVEL. PARTE 1: AS CHURRASCADAS



AS CHURRASCADAS

Começou o período das churrascadas que acontecem de quatro em quatro anos no nosso município. Não estranhe se por um acaso você estiver prestes a comemorar o seu aniversário e do nada na rua um estranho o aborda, o cumprimento e dirige a você dizendo que bancará toda a sua festa, com aquele churrasco da hora. Ou do nada alguém bate em sua porta e diz a mesma coisa. Você fica pasmo e pergunta por que, o que quer em troca? A pessoa responde: nada é por pura amizade e também lembre-se de mim em 2012, hein?.
De setembro 2011 até setembro de 2012, é o período da churrascada, que irão acontecer por todos os lados da nossa cidade. Os atos clientelistas e paternalistas nesse período se afloram e mostram a sua bondade, a sua benesse em ajudar ao próximo com todo amor e compaixão. É muito lindo de se ver. Fico até emocionado.
É importante o cidadão de bem que cumpri o seu dever rigorosamente, se margear ou tentar se margear dessas artimanhas. Por acaso não conseguindo, aceite de bom grado, e esqueça-o no ano de 2012 no evento da grande urna. Isso mesmo cidadão de bem, no dia de depositar na grande urna lembre-se que seu valor depositado tem um enorme valor societário, não pode se confiado a qualquer um. Que o seu valor depositado não é um mero valor simbólico, nem mero cumprimento de um dever a força, será o resultado para uma grande transformação não só individual, mas também coletiva. Pensar no coletivo é pensar numa sociedade mais justa, sabedora e cobradora de seus direitos. Pois o senhor cidadão de bem que cumpri rigorosamente os seus deveres, tem mais do que a obrigação de cobrar dos mantenedores executivos os seus direitos, e fazer com que cumpram as suas obrigações enquanto servidores da população a qual confiaram a eles os seus valores depositados.

Bom enquanto as churrascadas, deixe na brasa e no comando do churrasqueiro... continua....



POR: Marcelo Siles

Nenhum comentário:

Postar um comentário