quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Fotógrafa especialista em conflitos é presa por desembargador durante julgamento do recurso de Rafael Braga

Na tarde de hoje, durante o julgamento do recurso impetrado pela defesa de Rafael Braga sobre a sua condenação de 11 anos e 3 meses por tráfico e associação, na 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador Luiz Zveiter mandou prender a fotógrafa Katja Schilirò que acompanhava a sessão de julgamento.
O caso de Rafael é mais um que segue o modelo habitual do TJRJ de mecanização do encarceramento do povo pobre, do negro e do morador da favela. O fato ocorreu momentos após Zveiter negar o recurso e seguir com a condenação do reú. O ato do Juiz foi considerado pela platéia presente no julgamento como retrógrado e reacionário, já que Rafael Braga sofre com uma condenação explicitamente injusta.
De acordo com informações que recebemos de pessoas que estavam no tribunal, a indignação do povo foi imediata diante de mais uma decisão arbitrária contra uma vida negra da favela. Enquanto gritos de fascista e racista direcionados à Zveiter ecoavam no tribunal, de forma aleatória e arbitrária ele decidiu dar voz de prisão à fotógrafa especialista em conflitos Katja Schilirò, integrante do Coletivo Mariachi e colaboradora da Mídia Independente Coletiva. Ela foi levada algemada para a 5ª DP, na Lapa e posteriormente liberada após assinar um termo circunstancial.
Postagem e alterações no texto sob a responsabilidade do conselho gestor da Mídia Independente Coletiva.
Texto e foto: Kauê Pallone/Fotoguerrilha.

FONTE:http://midiacoletiva.org/fotografa-especialista-em-conflitos-e-presa-por-desembargador-durante-julgamento-do-recurso-de-rafael-braga/

Nenhum comentário:

Postar um comentário