terça-feira, 11 de julho de 2017

Onde estão as mulheres negras na produção cultural? A Tsika Cultural te responde

A equipe da Tsika Cultural decidiu propor uma importante reflexão sobre a produção cultural preta no mês de comemoração da Mulher Negra Americana Latino e Caribenha.
Fundada em 2009 por Jully GabrielLúcia Udemezue e Nina Vieira, a empresa busca maior representatividade nas produções artísticas protagonizadas por mulheres pretas em São Paulo. “A cidade costuma receber grandes eventos e a maioria é promovida por produtoras culturais que colocam poucas profissionais negras nos projetos, esta invisibilização restringe a atuação de muitas colegas de trabalho e essas, acabam por atuar muito mais nos ambientes periféricos e de pequeno porte, isso quando não precisamos de fomento cultural”, diz Jully Gabriel.
Para a empresa, este é um assunto que precisa ser colocado em pauta, no mês onde se comemora o real dia das mulheres negras e se discute a desigualdade trabalhista que as afeta mais que o restante da população.
Neste mês de julho, a Tsika Cultural está produzindo dois importantes shows em São Paulo. No dia 15, às 21h30, se apresentam no palco do Sesc Belenzinho o Grupo Rimas & Melodias, “Coletivo formado por manas que rimam e manas que cantam. Juntas desde 2015, Alt Niss, Drik Barbosa, Karol de Souza, Stefanie, Tássia Reis, Tatiana Bispo e DJ Mayra Maldjian promovem um diálogo potente entre rap, r&b e neo soul, com a proposta de desconstruir moldes e fortalecer a presença feminina, sobretudo a negra, no hip hop, na música, na sociedade”.
Alt Niss, Drik Barbosa, Karol de Souza, Stefanie, Tássia Reis, Tatiana Bispo e DJ Mayra Maldjian

Já no dia 22, mesmo horário e no mesmo palco, é a vez de Luana Hansen entregar ao público um show com banda e convidadas renomadas desta nova realidade de artistas periféricas que têm enfrentado o sistema e estabelecido carreiras importantes dando voz a pautas e causas como é o caso de Preta RaraMama Lion e o Rap Plus Size.
Em meio às comemorações dessas duas importantes conquistas para a Tsika Cultural e para as artistas negras que compõem a grade, há mais uma surpresa de outra uma produtora de mulheres negras, que trará pela primeira vez ao Brasil, a dupla nova-iorquina Oshun. A produtora Movimentar Produções Artísticas está à frente da turnê e para fazer jus ao mês da Mulher Negra Americana Latino e Caribenha e ao debate proposto pela Tsika Cultural, contrataram somente mulheres negras para trabalhar nos eventos.
Eventos no Sesc:

FONTE:http://www.rapnacionaldownload.com.br/46283/onde-estao-as-mulheres-negras-na-producao-cultural/

Nenhum comentário:

Postar um comentário