terça-feira, 8 de novembro de 2016

NOVEMBRO NEGRO NO CAMPUS DO IFF- BOM JESUS/RJ



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense) campus Bom Jesus do Itabapoana realizará, nos dias 10 e 11 de novembro, o NOVEMBRO NEGRO.
Tendo como referência o dia 20 de novembro – data que simboliza a resistência da população negra contra a escravidão e o combate a todas as formas de opressão racial e à exclusão social - o evento objetiva ampliar as formas de entender e refletir sobre diferentes aspectos da nação brasileira a partir da vitalidade da cultura e do legado civilizatório dos diversos povos africanos e seus descendentes no Brasil.
A programação do evento contempla um rol amplo de atividades tais como  palestras, minicursos, rodas de conversa, oficinas e atrações culturais. Serão diversas abordagens e diferentes temas referentes à história da África e dos povos negros da diáspora africana:

o    História da África;
o    Ciência e tecnologia dos africanos e afro-brasileiros;
o    Educação do negro no Brasil;
Política e movimentos socias negros;
o    Políticas de ação afirmativas (cotas);
o    Literatura africana e afro-brasileira;
o    História da música negra;
o    Danças e expressão corporal;
o    Cinema negro e audiovisual;
o    Teatro;
o    Artesanato;
o    Religiosidades de matriz africana;
o    Bate papo com membros da comunidade quilombola de Machadinha e muito mais!

O NOVEMBRO NEGRO é uma iniciativa dos grupos que compõem os programas Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), Centro de Memória (CM)  e Núcleo de Gênero (NUGEN), em parceria com os projetos de extensão/pesquisa Cineclube Debates, Intervenções, NEPE e Jornal Estudantil.
As inscrições podem ser efetuadas por este site ou presencialmente nos dias 07, 08 e 09 de novembro na sede do Centro de Memória, localizado no prédio do Laguinho,  das 09hs às 12hs e das 13hs às 17hs.

Dúvidas e sugestões


Nenhum comentário:

Postar um comentário