sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Postagem de juíza crítica à meritocracia viraliza nas redes sociais

A "meritocracia" é o processo de alavancamento profissional e social como consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações. Quem defende a teoria da meritocracia, acredita que qualquer pessoa possa chegar onde quiser apenas através do seu esforço. De outro lado, muitas pessoas criticam essa ideia, principalmente em um país cuja sociedade é desigual, racista, machista, homofóbica.
A juíza de direito do Tribunal de Justiça do Paraná, e colunista do Justificando, Fernanda Orsomarzo, escreveu um post no seu Facebook contando sua história de muito esforço, porém também de muito privilégio, para afastar a ideia de meritocracia. O post já passa de 25 mil curtidas e oito mil corpartilhamentos.
Fernanda se classifica como branca e parte de uma família classe média, o que a possibilitou de frequentar boas escolas, cursinhos e universidades. "Todos têm suas lutas e histórias de vida. Todos enfrentam dificuldades e desafios. Porém, enquanto para alguns esses entraves não passam de meras pedras no caminho, para outros a vida em si é uma pedra no caminho", afirmou. 
A juíza se considera uma pessoa previlegiada desde que nasceu, o que fez com que ela saísse na frente de todos os outros que tentam chegar ate o seu cargo. "Não é justo, não é honesto exigir que um garoto que sequer tem professores pagos pelo Estado entre nessa competição em iguais condições. Nunca, jamais estivemos em iguais condições", disse.
O discurso da meritocracia, para Fernanda,  desresponsabiliza o Estado e joga nos ombros do indivíduo todo o peso de sua omissão e da falta de políticas públicas. "A meritocracia naturaliza a pobreza, encara com normalidade a desigualdade social e produz esquecimento – quem defende essa falácia não se recorda que contou com inúmeros auxílios para chegar onde chegou", concluiu.
Leia o post na íntegra:

FONTE:http://www.justificando.com/2016/08/31/postagem-de-juiza-critica-a-meritocracia-viraliza-nas-redes-sociais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário