terça-feira, 9 de agosto de 2016

ALTHEA GIBSON - Carolina do Sul - EUA


Primeira tenista e golfista profissional americana e a primeira atleta negra a ganhar visibilidade internacional no tênis.
Althea Gibson nasceu em 25 de agosto de 1927, na cidade de Silver em Clarendon County , Carolina do Sul . Filha de Daniel e Annie Sino Gibson, que trabalhavam como meeiros em uma fazenda de algodão. A Grande Depressão (1929) atingiu primeiro as zonas rurais, sobretudo os agricultores do sul, do que o resto do país, e por isso, em 1930, a família Gibson se muda para o Harlem , onde três irmãs e irmão de Althea nasceram. O apartamento deles, localizado em um trecho da rua 143, mesma área do Police Athletic League, que durante o dia formavam barricadas para que as crianças da vizinhança pudessem praticar esportes organizados. Althea Gibson rapidamente se tornou proficiente em paddle , e em 1939, com a idade de 12, ela foi campeã de padel das mulheres de Nova Iorque.
Em 1940, um grupo de vizinhos de Gibson fizeram uma coleta para financiar uma sociedade júnior e aulas na Cosmopolitan Tennis Club no Sugar Hill, setor de Harlem. Em 1941, ela entrou e venceu-o seu primeiro torneio, o American Tennis Association (ATA) - Campeonato Estadual de Nova York. Ela ganhou o campeonato nacional ATA na divisão das meninas em 1944 e 1945, embora tenha perdido a final em 1946, ela ganhou o primeiro de dez títulos de mulheres ATA nacionais em linha reta, em 1947. "Eu sabia que eu era uma estranha, menina talentosa, pela graça de Deus", escreveu ela. "Eu não preciso provar isso para mim mesmo. Eu só queria provar aos meus adversários".
O sucesso de Althea nos jogos da ATA, chamou a atenção de um olheiro, Sr. Walter Johnson , um médico de Virginia, ativo na comunidade de tênis afroamericano. Johnson viria pratonar a orientar também a Arthur Ashe (também negro ) assim como Althea Gibson. Ela então, ganhou acesso a um ensino mais avançado e a novas competições importantes e, mais tarde, para a United States Tennis Association (USTA). Em 1946, ela se mudou para Wilmington, Carolina do Norte , sob o patrocínio de um outro médico e tênis ativista, Hubert A. Eaton e se matriculou em Williston alta School. Em 1949 ela se tornou a primeira mulher negra, e o segundo atleta negro (após Reginald Weir ), a jogar no Campeonato National Indoor da USTA, onde ela alcançou as quartas-de-final. Mais tarde, naquele ano, ela entrou Florida A & M University em um bolsa de estudos integral.
Em 1956, ela se tornou a primeira pessoa negra a vencer um título de Grande Slam ( Aberto da França). No ano seguinte em 1957 ela ganhou mais 2 importantes torneios de grande importância; Wimbledon e U.S. Nationals( precursor do US Open). No ano seguinte em 1958 ela novamente vence ambos e é eleita a atleta feminina do ano pela imprensa especializada da época. Ao todo ele ganhou 11 torneios de Grand Slam. Ela entrou para o Hall da fama do tênis internacional bem como para o Hall da fama internacional das esportistas femininas. Em 1960 ela também tornou-se a primeira atleta negra a competir na rodada profissional de golfe profissional.
Althea venceria o Grand Slam, 15 anos antes de outra mulher negra - Evonne Goolagong , em 1971, e 43 anos antes de outra mulher Afro-Americana, Serena Williams , venceu seu primeiro de seis US Opens, em 1999, Serena Williams fez uma carta e uma lista de perguntas para Althea Gibson. A irmã de Serena Venus em seguida, ganhou back-to-back títulos em Wimbledon eo US Open em 2000 e 2001, repetindo a realização de 1957 e 1958 de Althea Gibson.
No final de 1958, Althea já havia conquistado 56 títulos de simples e duplas nacionais e internacionais, incluindo 11 campeonatos do Grand Slam, Gibson se aposentou do tênis amador.
Antes da Era Open não havia nenhum prêmio em dinheiro em grandes torneios e contratos publicitários diretos eram proibidos. Os jogadores foram limitados a ajudas de custo escassos, estritamente regulamentados pela USTA. "A verdade, para ser franca, é que minhas finanças estavam de partir o coração", escreveu ela. "Ser a rainha do tênis é tudo muito bom, mas você não pode comer uma coroa ou uma medalha. Também é impossível enviar ao Internal Revenue Service (Receita Federal) um trono preso aos meus formulários de impostos. O senhorio e o dono da mercearia e o cobrador de impostos não são nada engraçados .:. Eles querem o dinheiro bruto ... eu reino sobre uma conta bancária vazia, e jogando tênis amador, não tenho como fazer meus depósitos, pagar minhas contas e sobreviver ". Althea conseguia ganhar bem pouco com promoção de eventos e em 1959, ela chegou a assinar contato para jogar uma série de partidas amistosas contra Karol Fageros, no Harlem Globetrotter, em jogos de basquete. Quando a turnê acabou, ela ganhou os títulos de simples e duplas no Pepsi Cola World Pro Tennis Championships em Cleveland , mas recebeu apenas US $ 500 em dinheiro.
Em 1964, com a idade de 37, Althea Gibson tornou-se a primeira mulher Afro-americano a participar da Ladies Professional Golf Association tour (LPGA), porém, a discriminação racial continuou a ser um problema: muitos hotéis ainda excluíam os negros, e em muitos clubes no sul, e alguns no norte, recusavam a deixá-la para competir. Quando conseguia competir, foi muitas vezes forçada a vestir-se para torneios no carro dela, porque não permitiam a sua entrada nos vestuários e ou dependências do clube. Embora fosse uma dos 50 maiores ganhadores de dinheiro do LPGA por cinco anos, e ganhou um carro em um dos torneios, seus ganhos nunca ultrapassou US $ 25.000. Ela conseguiu algum dinheiro com os vários acordos de patrocínio e com o apoio de seu marido, William Darben, irmão do melhor amigo e companheiro tenista Rosemary Darben, com quem se casou em 1965 (e divorciaram-se em 1976).
Em 1980, Althea Gibson se tornou um dos primeiros seis convocados para os Sports Hall Internacional da Mulher of Fame , colocando-a ao lado de pioneiras como Amelia Earhart , Wilma Rudolph , Gertrude Ederle , Babe Didrikson Zaharias , e Patty Berg . Outros induções incluído o Lawn Tennis Salão Nacional de Fame, o International Tennis Hall of Fame , o Salão Florida Sports of Fame , os atletas negros Hall of Fame, o ginásio de esportes da Fama de Nova Jersey , o Salão de Nova Jersey of Fame , o Internacional Scholar-Atleta Hall of Fame, e Hall Internacional da Mulher of Fame.
Em 1991, Gibson se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Theodore Roosevelt , a mais alta honraria da National Collegiate Athletic Association ; ela foi citada como "simbolo as melhores qualidades de excelência competitiva e espírito esportivo, e por suas contribuições significativas para expandir as oportunidades para as mulheres e minorias através do esporte". O Sports Illustrated para as Mulheres nomeou a sua lista das "100 Maiores Mulheres Atletas do Mundo ". Em agosto de 2013, o Serviço Postal dos Estados Unidos emitiu um selo postal em homenagem Althea Gibson, o 36 em sua série Black Heritage.
Em uma análise histórica sobre as 1.977 mulheres nos esportes, o colunista William C. Rhoden, do New York Times escreveu: "Althea Gibson e Wilma Rudolph são, sem dúvida, as forças de atletismo mais significativos entre as mulheres negras na história do esporte. Enquanto realizações de Rudolph trouxe mais visibilidade para mulheres como atletas ... realizações de Althea eram mais revolucionário por causa do impacto psicossocial na América negra. Mesmo para os negros que não tinham a menor idéia de onde ou o que era Wimbledon, sua vitória, como Jackie Robinson no beisebol e Jack Johnson's no boxe, provou mais uma vez que os negros, quando dada a oportunidade, poderia competir em qualquer nível na sociedade americana ".
Na noite de estréia de os EUA Open 2007, o 50 º aniversário de sua primeira vitória em seu antecessor, o Campeonato dos Estados Unidos, em 1957, Althea Gibson foi nomeada para os EUA Open Court of Champions. "Foi a dignidade silenciosa com que Althea elevou-se durante os dias turbulentos da década de 1950. Ela foi realmente notável ", disse o presidente da USTA Alan Schwartz, na cerimônia. "Seu legado ... vive não só nos estádios de torneios profissionais, mas também em escolas e parques em todo o país. Toda vez que uma criança negra ou uma criança latino-americana ou um filho islâmico pega uma raquete de tênis pela primeira vez, Althea toca outra vida. Quando ela começou a tocar, menos de cinco por cento dos recém-chegados de tênis foram minorias. Hoje, cerca de 30 por cento são minorias, dois terços dos quais são Afro- americanos. Este é o seu legado ".
Cinco troféus de Wimbledon de Gibson são exibidos no Museu Nacional de História Americana do Smithsonian Institution . O seniors torneio Althea Gibson Cup é realizada anualmente em Croácia , sob os auspícios da Federação Internacional de Tênis (ITF). A Fundação Althea Gibson identifica e apoia golfe e tênis jogadores talentosos que vivem em ambientes urbanos.
Em setembro de 2009, Wilmington, Carolina do Norte nomeou sua nova escola de tênis intitulada comunidade do Complexo Althea Gibson Tênis em Empie Park. Outras instalações de ténis com o seu nome incluem Manning High School (perto de sua terra natal, em Prata, Carolina do Sul), o Tennis Center Family Circle em Charleston, SC , Florida A & M University, e Branch Brook Parque em Newark, NJ .
Em 2012, uma estátua de bronze, criada pelo escultor Thomas Jay Warren, foi dedicado à sua memória no Branch Brook Park.
"Espero que eu tenha conseguido apenas uma coisa", ela escreveu uma vez, "que eu tenha sido um exemplo para o tênis, e ao meu país". lê-se a inscrição na sua estátua em Newark, 'Althea Gibson certamente atingiu esse objetivo'
Althea Gibson faleceu em 28 de setembro de 2003.
"Não tive a oportunidade de conhecer Althea pessoalmente, mas eu li um monte de livros sobre ela para um projeto escolar em 1997, e ela me respondeu as perguntas via fax. Desde então, sempre sonhei em alcançar o mesmo nível que Althea. Sinto-me feliz por ter a oportunidade de jogar no Us Open (2007), onde ela jogou... Althea é minha inspiração, me faz feliz e animada por ser negra." Serena Willians - tenista afro americana.
FONTE:https://www.facebook.com/389509127799076/photos/a.390322004384455.92782.389509127799076/708975155852470/?type=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário