sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

'Eu não acho justo alunos serem presos lutando pela educação', diz Marcela Nogueira

Aluna de uma das escolas ocupadas em SP, Marcela deu seu depoimento sobre a repressão policial sofrida pelos estudantes nas últimas manifestações


Marcela Nogueira, estudante secundarista que está presente nas ocupações desde o início, falou sobre o que presenciou naquela quinta-feira: "policiais correndo sem dó nem piedade, jogando bombas, pessoas idosas passando nas ruas e eles nem aí". Marcela estava junto com seus colegas na esquina da rua Deputado Lacerda Franco com a Cardeal Arcoverde, em Pinheiros, aguardando em frente à 14ª DP a liberação dos quatro manifestantes que foram levados à delegacia.
Marcela ressalta, também, algumas explicações sobre as imagens em que aparece e que se tornaram símbolos da luta dos estudantes. "Tem algumas pessoas dizendo que eu estava desacatando os policiais, eu não estava. Eu queria esclarecer essas fotos".
Na última quinta-feira, 3 de dezembro, estudantes de diversas escolas estaduais ocupadas em São Paulo saíram às ruas contra a reorganização e o fechamento das unidades de ensino. Cerca de dez vias foram fechadas ao longo dia em todas as regiões da cidade. O dia foi marcado pela luta desses estudantes, mas também pela repressão violenta que sofreram da polícia durante os protestos.
Na sexta-feira (4/12), o Instituto DataFolha publicou uma pesquisa na qual a popularidade do governador Geraldo Alckmin atingia sua pior marca: 28%. No mesmo dia, Alckmin convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a suspensão do plano de reorganização e, em seguida, seu secretário de Educação Herman Voorwald pediu exoneração do cargo.
Confira abaixo o depoimento da estudante:


FONTE:http://painelacademico.uol.com.br/painel-academico/5698-eu-nao-acho-justo-alunos-serem-presos-lutando-pela-educacao-diz-marcela-nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário