sexta-feira, 28 de junho de 2013

MOÇÃO DE REPÚDIO ao assassinato do Babalorixá Everaldo de Jesus Almeida


O CEN/SP manifesta seu repúdio ao assassinato do Babalorixá Everaldo de Jesus Almeida, 70 anos, o Everaldo de Oxóssi, da cidade de Salvador, Líder do Terreiro Filho de Azacrá, fato que aconteceu no último domingo, dia 16 de junho.
O Babalorixá Everaldo de Oxóssi era um dos mais velhos sacerdotes e conhecido nacionalmente, mantendo ao longo de sua vida um trabalho integro e respeitado.

Seu falecimento ocorreu de forma violenta e truculenta, pelo qual não podemos deixar passar de forma banal.
Pois não apenas ele que foi assassinado, e sim toda uma história viva de sabedoria, o que para os religiosos de Matrizes Africanas quanto mais idosa a pessoa, maior o seu respeito e admiração, portanto, toda a Comunidade de Matrizes de Religiões Africanas se sente de luto.

É extremamente penoso constatar que continuamos vivendo em uma sociedade repleta de preconceitos e intolerância, e, em um momento como esse, é fundamental que exponhamos nossas posições, para repudiar a intolerância religiosa e defender uma sociedade tolerante que respeite a liberdade religiosa.
Vivemos em um país laico, garantido pela constituição e precisamos que esta laicidade seja respeitada, e a segurança garantida, não podemos permitir agressões físicas as Sacerdotisas, Sacerdotes e adeptos de Religiões de Matrizes Africanas, e muito menos que tenham as suas vidas ceifadas de forma brutal.
Estamos problematizando, portanto um processo de agressão direta e indireta que nega a nossos amigos, familiares, colegas de trabalho e outros o livre direito à identidade religiosa e a expressão de sua fé.
Será mesmo essa sociedade que queremos? Podemos mesmo alimentar idéias e sentimentos tão retrógrados? Não aceitaremos calados o que aconteceu.

Perante isso reivindicamos ao Estado da Bahia e demais autoridades que seu assassinato seja investigado e os culpados condenados, que sua morte antecipada não seja em vão e não se torne mais um número entre os índices alarmantes do genocídio da população negra brasileira.
Portanto, se trata de uma luta democrática, só assim haverá mobilizações e vitórias.
"Não ao genocídio da população negra, pelo respeito as Religiões de Matrizes Africanas, pela laicidade do Estado Brasileiro."
Coletivo de Entidades Negras do Estado de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário