terça-feira, 16 de abril de 2013

A DANÇA DO TWISTER

Grupo paduano se dedica à dança de rua e organiza musicais.

O Twister Dance é atualmente uma referência em dança no Noroeste Fluminense. Grupo sediado em Santo Antônio de Pádua, ele trabalha a dança de rua, realiza musicais e participa de diversos eventos culturais, obtendo destaque.
Com mais de 10 anos de existência,  o grupo realizou apresentações em Pádua e toda a região, encenou musicais, concorreu em festivais e competições em vários estados brasileiros e formou professores específicos da Dança de Rua.
A participação em festivais faz parte do portfólio de atividades do grupo. O primeiro em que participou foi o Festeduc, realizado em Pádua, onde obteve o primeiro lugar. Daí surgiu o interesse em participar de vários outros, como o Festival de Macaé, desde 2008, de Cabo Frio, desde 2009, de Paraty, desde 2010, de São Sebastião-SP desde 2011, Além Paraíba – MG desde 2010, de Três Rios  desde 2011, do Urbanus Master Competition no Rio de Janeiro desde 2011, todos com premiações nas categorias solo, duo e conjunto, obtendo inclusive o primeiro lugar.
De acordo com Julio Gonçalves, diretor geral do Twister Dance, o início do grupo partiu da iniciativa de um grupo de amigos se reunindo, e o projeto aos poucos foi tomando maior dimensão:
— A primeira formação do Twister surgiu com a junção de alguns amigos que se reuniam para dançar, e que por motivos da vida, se separaram. Daí, eu  comecei a dar aulas de dança e dentro dessas aulas havia alguns alunos bolsistas, que se reuniam todos os finais de semana para ensaiar e treinar. A partir desses alunos surgiu o grupo de apresentações na região, apresentávamos em escolas e algumas festas de bairro, depois começamos a escrever os musicais e apresentá-los. A partir daí surgiu à idéia das competições, se tornando a Cia Profissional Twister Dance — conta.

O grupo principal conta com 9 integrantes. Também existem os grupos infantil, intermediário e adulto, que juntos contabilizam aproximadamente 150 integrantes. Entre seus projetos está a elaboração de diversos musicais, todos escritos pelos próprios integrantes. Os espetáculos já encenados foram “Dance sem parar” (2007). “Dance sem parar II” (2008), “Ih, a TV pirou” (2010) e “Emoções…o sentido da vida”, (2011 e 2012). Com os grupos Infantil e Intermediário foram realizados “Crianças, um show!” (2009), “Vem dançar” (2010), ”Pequenos grandes astros” (2011) e em “Mãe, tô na TV!” (2012) e “O Oscar que ninguém viu” (2012).
— O trabalho principal da Cia é a dança de rua, mas estamos começando a trabalhar com jazz. Mas com os outros grupos trabalhamos dança livre, danças folclóricas, axé, sertanejo entre outros ritmos que tocam na atualidade — diz Julio.
Julio conta que seu interesse pela dança é uma herança familiar, que ele transformou em uma meta para sua vida:
— A satisfação é de poder falar que “eu não trabalho, eu me divirto”. A maioria das pessoas desejam isso, e eu posso. Se todos pudessem trabalhar assim, garanto que não teriam tanto estresse e cansaço — afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário