Dona Ivone Lara aprovou a nova rainha do Império


Aos 90 anos, Dona Ivone Lara nunca havia recebido uma rainha de bateria em sua casa. O encontro deixou de ser inédito há poucos dias, quando a Dama do Samba recebeu, para um almoço em Oswaldo Cruz, a nova representante dos ritmistas do Império Serrano: a modelo paranaense Flávia Piana, de 21 anos.
- Mas essas flores são lindas demais, gente! – , elogiou Dona Ivone, ao ganhar de presente da nova rainha de bateria da verde e branco um arranjo de rosas colombianas. Moradora da Barra da Tijuca, Flávia foi ao encontro de Dona Ivone para pedir a bênção da homenageada no enredo da escola para 2012. Em pouco tempo de conversa, a modelo, que chegou ao Rio há seis meses para concluir a faculdade de Direito, conseguiu o aval da autora de clássicos como o samba “Acreditar”.
- Para uma moça ser rainha de bateria ela tem que vibrar muito e fazer o público vibrar. E também precisa saber o samba-enredo de cor. Tem muita rainha por aí que só faz mímica – ensinou Dona Ivone, para em seguida elogiar a elegância de Flávia.
- Você é linda demais, menina. Já tem a minha bênção, está aprovada. O Império não podia ter escolhido rainha melhor. Você tem postura, é muito bonita. Foi miss com razão -, disse Dona Ivone, lembrando o fato de Flávia ter sido eleita, em 2008, a Miss Mato Grosso, estado onde a beldade foi criada.
Embora lisonjeada com as palavras que ouviu, Flávia aposta na própria Dona Ivone como o principal destaque do desfile do ano que vem.
- Se ela me aprovou, não preciso de mais nada. A comunidade me recebeu muito bem no dia da coroação, então só faltava eu receber a benção dela, que era a minha maior preocupação. Mas quem vai brilhar mais na Avenida não serei eu ou outra rainha de bateria. A grande estrela do carnaval 2012 será a Dona Ivone Lara.
A Dama do Samba compartilha, de certo modo, a opinião de Flávia Piana. Assim como viu enredos em homenagem a outros grandes nomes da música brasileira saírem vitoriosos da Sapucaí, como o de Chico Buarque (Mangueira de 1998) e Roberto Carlos (Beija-Flor desse ano), Dona Ivone aposta que sua história, além de um bom samba, renda ao Império Serrano, atualmente no Grupo de Acesso A, o retorno ao Grupo Especial.
- Fui a primeira mulher a compor um samba-enredo e também a primeira a integrar a ala de compositores do Império. Essa será a maior homenagem que vou receber e é muito bom que seja em vida. Se formos olhar pela minha história, acho que vem um título. Eu tenho muita história boa, acho que vale a pena falar de mim, admitiu a sambista, deixando de lado a modéstia.
No que depender do entrosamento da rainha e da dama do samba, o Império Serrano vai entrar na Avenida em clima de “já ganhou”. Enquanto Dona Ivone vai acompanhar de longe os preparativos para o desfile – ela preferiu não dar pitacos no desenvolvimento do enredo -, Flávia vai marcar presença nos ensaios e feijoadas da agremiação, mas sem provar o mais tradicional prato do samba.
- O bom de ser a Dama do Samba é que posso comer de tudo e à vontade, não tem esse negócio de dieta. De qualquer jeito a gente se sente uma deusa, brincou a artista. Já Flávia, de 1,78m e 63kg, aproveitou a feijoada repleta de salgados servida na casa de Dona Ivone para se despedir da irresistível culinária típica dos bambas.
- A partir de agora, vou ter que me controlar e fechar a boca. Mas, para fazer bonito na Avenida, vale o sacrifício, argumentou a modelo, que na sequência pôs à prova sua gula e viu a anfitriã, sem culpa, se deliciar com uma suculenta taça de sorvete de creme com calda de banana. Antes da sobremesa, entretanto, rainha e dama fizeram um brinde ao samba com vinho tinto. O encontro também contou com a presença do mestre da bateria imperiana, Gilmar.