Caixa Economica Federal se retrata pelo Machado de Assis branco!


A Caixa Economica Federal respondeu aos protestos dos movimentos sociais antiracistas contra à imagem de Macahdo de Assis “branco” em seu comercial de comemoracao dos 150 anos. A Carta abaixo foi enviada ao SEPPIR, que havia entrado com acoes na Justica competente federal contra o tal Machado de Assis embranquecido:
Abaixo da Carta, o filme produzido pela Caixa Economica, uma chamada para o Dia Nacional da Consciencia Negra, em 2009. – Ras Adauto Berlin
Carta da Caixa Econômica a Seppir em resposta ao protesto contra a veiculação de imagem de Machado de Assis branco. Protestar ainda é o melhor remédio!
Carta à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República sobre campanha dos 150 anos da Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal reafirma a esta secretaria e aos movimentos sociais por ela defendidos o seu compromisso com a responsabilidade social e o respeito à diversidade. Esta instituição sempre estará alinhada com política de igualdade do nosso Governo Federal, regida pela justiça social e oportunidade para todos.
Em suas peças publicitárias, a CAIXA sempre buscou retratar a diversidade que caracteriza o nosso país, como pode ser demonstrado nas campanhas elaboradas em parceria e com o apoio dos movimentos sociais e da própria Seppir.
No entanto, a CAIXA pede desculpas por sua última peça publicitária comemorativa aos 150 anos do banco, que teve como personagem o escritor Machado de Assis. A CAIXA lamenta que a peça não tenha caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com sua origem racial.
A CAIXA informa que suspendeu a veiculação e tomou providencias para anulação do pagamento da campanha, elaborada por agência publicitária contratada pelo banco.
Como ressaltou esta secretaria em sua nota, o episódio acontece exatamente no momento em que estamos, a Seppir e a CAIXA, construindo um termo de cooperação que envolve, entre outros, aspectos relacionados à representação de pessoas negras nas ações de comunicação. Como dito, esta não será a primeira nem a última ação de comunicação da CAIXA no intuito de promover a igualdade. Desde sua fundação a CAIXA é o banco de TODOS os brasileiros. E este compromisso está pautado em nossas ações e campanhas como:
Produção e veiculação, na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, de um filme elaborado a partir de um poema do gaúcho Oliveira Silveira, conhecido como ‘poeta da consciência negra’, em novembro de 2009 e novembro de 2010: http://www.youtube.com/watch?v=Sh7HKL6oSGM
Parceria com a Secretaria de Política e Promoção da Igualdade Racial, que prevê divulgação da campanha ‘Igualdade é para valer – 2011’, Ano Internacional dos Afrodescendentes;
Produção e veiculação do filme ‘Liberdade’, em comemoração aos 150 anos da Caixa, exibido em maio de 2011: http://www.youtube.com/watch?v=lLLaqm89ygo;
Patrocínio da Oficina de Ferramentas Afrodescendentes – Edital Artesanato 2011;
Patrocínio do Espetáculo Orfeu da Conceição – Tragédia Carioca, em 2010;
Patrocínio do Troféu Raça Negra 2008 e 2010;
Patrocínio do III Congresso Nacional Afro Brasileiro (CNAB), em 2008;
Patrocínio da exposição Diversidade Contemporânea Afro-Baiana, em 2007;
Patrocínio da instalação do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, em 2003;
Caixa Econômica Federal
20/09/2011