Exposição do Instituto Dagaz é baseada no livro 'A Cozinha dos Quilombos'. Ela pode ser vista no Espaço das Artes Zélia Arbex, até 7 de abril.
Exposição homenageia cultura afro
(Foto: Divulgação/Instituto Dagaz)
|
Pensando em apresentar a cultura afro por meio da culinária, o Instituto Dagaz lançou um livro chamado "A Cozinha de Quilombos: sabores, territórios e memórias". A obra virou exposição que pode ser vista até 7 de abril, no Espaço das Artes Zélia Arbex, em Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro.
A mostra conta com trabalhos dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Wallace Feitosa e Lidiane Camillo, que irá expor pela primeira vez. "Traduzir em imagens os sabores e gostos da culinária quilombola, foi um prazer e uma experiência indizível. Foram 40 duros dias de trabalhos e centenas de quilômetros rodados nas estradas do estado, visitando os Quilombos, ouvindo muitas estórias e comendo muito bem", contou Davy, através de nota.
De acordo com as informações do instituto, o livro é um passo para o registro da cultura afro-brasileira e seu reconhecimento.
"A obra traz relatos e fotos dos pratos tradicionais das comunidades quilombolas que foram mapeadas e ainda revelou uma forma diferente de manifestar sua cultura, afetos e chamar atenção para questões sociais que ainda permeiam seu território, através da sua culinária", explicou a diretora do instituto Marinêz Fernandes.
Serviço
O quê: Exposição 'A Cozinha de Quilombos: sabores, territórios e memórias'
Quando: até 7 de abril; visitas diariamente de 10h às 19h
Quem pode: classificação livre
Quanto: entrada de graça
Onde: O Espaço das Artes Zélia Arbex fica na Rua 14, s/nº, no bairro Vila Santa Cecília.
FONTE:http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/03/mostra-em-volta-redonda-rj-revela-cultura-afro-atraves-dos-sabores.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário