Postado por Mandrake em 1 de junho de 2013 ás 16:16
O Estação Periferia é o mais novo programa da TV Brasil em parceria com a Fundação Apreipê, empresa de comunicação do governo do Sergipe. Focado na realidade das periferias do país, vem revelar o que há de mais positivo nesses aglomerados populacionais de baixa renda.
O rapper sergipano Hot Black, nascido e criado na perferia de Aracajú, viaja pelas quebradas do Norte e Nordeste, vai até a megalópole de São Paulo, passa por Brasília, Pernambuco, Bahia e muitas outras periferias urbanas e rurais, conversando com seus moradores locais e mostrando a paisagem desses lugares nunca antes desvendados.
Hot Black transita com intimidade e descontração. Seus amigos estão lá, sua música vem de lá, sua inspiração também. O lema do apresentador vem de uma letra da banda paulistana Racionais MC, amigos de Hot, em que se diz: “Periferia é periferia em qualquer lugar”.
Através de uma linguagem jovem, atual e sem preconceitos, o conteúdo é sobretudo um extrato do cotidiano dessa gente, das produções musicais e culturais que acontecem ali, dos projetos sociais, da criatividade do dia-a-dia, do esporte, do trabalho daqueles que Hot Black chama de “periféricos”.
O programa foi inteiramente desenvolvido por uma equipe fora do eixo Rio-São Paulo. Diretor, produtores, câmeras, montadores sergipanos, uma das forças do Estação Periferia está justamente em mostrar a alta capacidade técnica e criativa de produção audiovisual de outros Estados brasileiros… E é nisto que a tv pública aposta!
Através de uma edição dinâmica, de uma trilha musical cuidadosa e de uma arte impecável, Estação Periferia é o retrato audiovisual de um enrome contigente de gente que vive fora dos centros, marginalizadas, com muitas dificuldades de sobrevivência, porém com uma criatividade assustadora! O apresentador provoca debates sociais, estimula o olhar crítico e traz para a tela preciosidades escondidas nessas “quebradas”.
Guetos culturais, mas em extrema ebulição, as periferias falam do genuíno povo brasileiro. Você vai conhecer agora o universo das periferias no Brasil. Cidadania, cultura e comportamento.
Embarque junto com Hot Black nessa viagem: próxima parada, Estação Periferia!
O apresentador Hot Black visita o Distrito Federal e acompanha o estudante cotista Abayomi Mandela em sua rotina na UNB. Também conversa com pessoas de notório saber, como o antropólogo José Jorge, a Bacharel em Direitos Humanos, Deise Benedito, o fundador do Movimento Negro em Sergipe, Severo D’acelino, e as estudantes Raissa Gomes e Rebeca Christina. O assunto ainda gera descontento em algumas pessoas negras, mas aponta uma alternativa para a formação acadêmica dos que foram excluídos do processo educacional no Brasil
Estréia Sábado (1/6/13) as 17hs