ASSISTENTE SOCIAL COM BACHAREL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-RJ & RAPPER.
“Pedro lhe disse: ‘Já que nos explicaste
tudo, dize-nos isso também; o que é o pecado do mundo? ’ Jesus disse; ‘ Não há
pecado; sois vós que os criais, quando fazeis coisas da mesma espécie que o
adultério, que é chamado ‘pecado’. Por isso Deus Pai veio para o meio de vós,
para a essência de cada espécie, para conduzi-la à sua origem.
Em seguida disse: ‘Por isso adoeceis e
morreis (...). Aquele que compreende minhas palavras, que as coloque em
prática. A matéria produziu uma paixão sem igual, que se originou de algo
contrário à Natureza Divina. A partir daí, todo o corpo se desequilibra. Essa é
a razão por que vos digo: tende coragem, e se estiverdes desanimados, procurai
força das diferentes manifestações da natureza. Quem tem ouvidos para ouvir que
ouça’.” (Epígrafe do Evangelho Apócrifo de Maria Madalena)
Quem
foi Jesus de Nazaré? Muitos fizeram e ainda fazem essa pergunta. Séculos foram
atravessados e a resposta até o momento nunca foi respondida. Para os Cristãos
Católicos Jesus é o filho de Deus concebido por Maria, formando assim a
Trindade Santa Pai, Filho e Espírito Santo. Para os Protestantes (Evangélicos),
é o filho de Deus único e que Maria não teria nenhum laço de Santidade com
Jesus. A Religião Cristã é uma das que mais fascinam os estudiosos. A Fé Cristã
é tamanha que chega a proporcionar em alguns fiéis uma das atitudes mais
bárbaras: o fanatismo religioso.
A
Bíblia é o livro sagrado do Cristianismo, é nele que estão contidos os rituais,
a vida de Jesus e de seus seguidores os Apóstolos. A Bíblia, dependendo de uma
vertente do Cristianismo tem uma determinada interpretação, como os Católicos
com os seus santos e os Protestantes (Evangélicos) que não vinculam a religião
cristã as santidades. Existem também outras religiões que tem ramificações com
o cristianismo como o Islã, do Profeta Maomé e Abraão, e o Judaísmo.
Irei
discutir nesse texto um breve resumo do impacto da religião Cristã na vida dos
indivíduos periféricos bonjesuenses, como a fé transforma a vida das pessoas.
Pessoas que de um dia para o outro utilizam do jargão “larguei o mundo
encontrei Jesus”, o psico através do espírito e a religiosidade, o social como,
por exemplo, através da doutrina da Teologia da Prosperidade e o materialismo
tipo “foi Deus quem me deu”.
Em
busca das soluções de seus problemas, os indivíduos procuram a religião como um
mecanismo para se conectarem ao transcendental e obterem respostas. É através
da religião, independente de qual seja, que nos mantém firmes e crentes em algo
que nos faça está de bem com nós mesmos e ao nosso redor. E por essa e outras
razões que as pessoas que moram na periferia num cotidiano repleto muita das
vezes de pobreza e sofrimentos de diversas maneiras, que a religiosidade se faz
presente. É através da religião, da fé transcendental que indivíduos se mantêm
na árdua luta cotidiana. E são nos templos, cultos e missas, que os indivíduos
depositam sua confiança de uma vida melhor e também em busca de uma vida após a
morte no paraíso.
Muitas
dessas pessoas são carentes de afetos e atenção, seja no campo pessoal ou
social. Muitas advêm de envolvimentos com drogas, crimes, álcool, relacionamentos
amorosos rompidos, conflitos familiares e etc. Em contrapartida a essas vidas
sofridas estão às igrejas Protestantes, Evangélicas, mais precisamente as
Pentecostais, Pentecostais da Segunda Geração e as Neopetencostais.
O Pentecostalismo
podemos denominar assim, se divide no Brasil entre três grupos distintos,
surgidos em três épocas diferentes:
ð Os Pentecostais
históricos que surgiram na primeira década do século XX: Assembléia de Deus e
Congregação Cristã no Brasil.
ð Os Pentecostais
da segunda geração na década de 50: Quadrangular, Brasil para Cristo, Casa da
Benção e Deus é Amor.
ð Neopentecostais
surgidos na década de 70: a principal delas a Igreja Universal do Reino de
Deus, IURD.
Prosperar
financeiramente, parar de sofrer, pois Jesus já sofreu na cruz para nos salvar,
portanto não precisamos sofrer, são uma das pregações de incentivo que alcança
o coração dos fieis. A Teologia da Prosperidade prega que a abundância da
riqueza e o conforto são bênçãos que devem ser cativadas com o fervor da fé. O
dizimo é sempre um longo discurso positivo da fé, fazendo com que os fiéis doem
cada vez mais para a igreja a qual segue, acreditando que isso aumentará cada
vez mais a riqueza do membro fiel. A riqueza é tida na Teologia da Prosperidade
como uma benção de Deus, adquirida através da confissão positiva, da
visualização e do dizimo.
“Enquanto
a Igreja Católica prega o sofrimento na Terra, os neopentecostais ensinam que
Jesus já pagou o pecado das pessoas na cruz e que, portanto, elas não precisam
sofrer mais”. (Pastor Anderson Angelloti Moraes. Jesus e os Mistérios que a Bíblia não Explica. P. 24)
A
atenção prendada, a luta por conquistar fieis, o amparo afetivo e romântico, a
palavra de ordem de salvação e de manter uma vida correta, direita, cristã e o
mais importante de melhorar financeiramente, faz com que as igrejas Evangélicas
sejam mais atrativas do que a Católica Romana. O espaço participativo para que
o fiel se interaja com toda a igreja é também um fator importante, algo que não
se ver ainda na Católica Romana. A busca pela salvação somente em Cristo eximi
o fiel protestante do seu dever ensinado pela Católica de que para alcançar a
salvação o cristão também deve praticar “a fé e a obra”. Sendo assim, o fiel
protestante preocupa-se somente com sua salvação e de seus outros membros e
procura sempre atrair novos fiéis que não compartilham mais buscam compartilhar
dos mesmos ideais. Doutrina individualista se tenho é porque Jesus me deu, se
você não tem é porque Jesus não te abençoou.
“Os
especialistas são unânimes ao associar os momentos de dificuldade ao aumento da
necessidade religiosa. E é justamente ao oferecer solução para qualquer tipo de
crise, que as igrejas evangélicas atraem fiéis de todas as idades e classes
sociais” (Jesus e os Mistérios que
a Bíblia não Explica. P. 24)
O
discurso protestante, pentecostal e neopentecostal, é idêntico a cultura Black
Music, mais tocante as periferias e favelas diferente do discurso ainda
rebuscado do catolicismo romano. As palavras são direcionadas ao cotidiano do
indivíduo a realidade nua e crua na qual ele e muitos dos seus estão vivendo naquele
momento.
Boca ressecada
Coração acelerado
Reflexo no espelho
Homem desesperado
Mais um drogado a noite inteira alucinado
Maltrapilho, abandonado, vivendo isolado
Se é que podia chamar isso de viver
Vegetava sem ver minha filha crescer
O amanhecer do dia me incomodava
Todo sujo nem me arrumava
Eu não me preocupava comigo
A maior parte do meu tempo vivia escondido
Porradão de dez, de cinco, de três
De dia trabalhava, a noite só mais um freguês
Dinheiro evaporava, débito no banco
A maior parte do salário virava pó branco
Constantemente minha patroa reclamava
Que eu cheirava todo dia e há tempos não a amava
....................
Parte do meu corpo ainda está contaminado
Mas passo a impressão de totalmente recuperado
Bem arrumado, recuperei meu laço
Hoje a arma que eu carrego á a bíblia embaixo do braço
Fortalecer a corrente dos salvos
Ou enfraquecer a corrente dos fracos
Não me envergonho da minha história
Dou testemunho na igreja e palestra em escola
Toco a minha bola como se fosse o começo
Tive outra chance mesmo sem saber se eu mereço
Favela que eu entrava e ficava pancadão
Hoje eu entro pra fazer a corrente de libertação
Sem atenção, essa é minha missão
Convencer as outras pessoas a aceitarem a salvação
Gloria a Deus, aleluia, na paz do Senhor
Prego a palavra do Altíssimo que é o Salvador
Amor, louvor, fé, esperança
Puro como sorriso de uma criança
Com a liberdade no meu punho
Meu nome não importa
Esse foi meu testemunho
Foi a vida perdida
Espero te encontrar em outro lugar
Pois na vida bandida, são poucos que estendem a mão pra te
ajudar
Foi querida, ferida, que Deus me ajude a te reencontrar
(Testemunho, MV Bill)
A
certeza da salvação, da verdade por obter prosperidades materiais, faz surgir
indivíduos fanáticos e fundamentalistas que chegam ao ponto de defender essa
verdade até a morte. Demonizam, marginalizam outras doutrinas e seguimentos
religiosos como, por exemplo, as Religiões de Matrizes Africanas. A Umbanda,
exemplo, é a única religião genuinamente brasileira, nascida do sincretismo
religioso entre o catolicismo e o Candomblé. Ignorância é tamanha. Alguns missionários
(as), pastores (as) aproveitando da humildade de seus fiéis se promovem com as
palavras da Bíblia, a interpretam incitando o ódio, a intolerância e a
violência.
A
Renovação Carismática Católica, que surgiu na década de 1960, vem de
contraponto para resgatar essas ovelhas perdidas pelo catolicismo conservador e
tradicionalista, indo de encontro aos desejos e anseios de cura e libertação da
maioria dos indivíduos desprovidos de carência afetiva e atenção. Através do
batismo no Espírito Santo, o dom das línguas (glossolalia), os carismáticos
católicos, também chamados de católicos pentecostais, tem a missão de propagar
a Boa Nova através dos dons do Espírito santo e resgatar os indivíduos que se
afastaram da igreja Católica Romana.
"oferecem um ritual mágico, permeado por
cantos, danças que expressam intensas emoções, o que mobiliza a adesão de
fiéis, assim como a ênfase em dons, como da profecia e da glossolalia, produzem
um encantamento e um fascínio sobre as pessoas". (SILVEIRA, 2008)
O
interessante é destacar a forma como a religião penetra na vida dessas pessoas,
em especial o Protestantismo (Evangélicos) Pentecostal e Neopetencostal.
Através da dinâmica e metodologia do discurso de inserção, participação,
cantos, danças, as hipnoses, atenção e afeto as igrejas evangélicas estão a
cada dia crescendo nas comunidades periféricas. Pessoas que ontem se diziam
pertencentes ao mundo agora encontraram Jesus e não pertencem mais a esse
mundo. Vale ressaltar, o imenso demérito dado as demais doutrinas cristãs tidas
como não-corretas por esses fiéis Pentecostais e Neopentecostais.
Com
isso a intolerância cresce em igual tamanha proporção que o evangelismo,
criando um abismo humanista e trazendo a tona também o debate sobre a origem
geográfica de Jesus Cristo. Debate de críticas a tradições de séculos que o
apresentaram com feições e traços branco-claros e de olhos azuis, fazendo jus
ao povo europeu.
No
entanto é de certo afirmar a gigantesca contribuição das igrejas evangélicas na
transformação de vida dessas pessoas, pessoas que antes se encontravam no
desespero, hoje já vivem a esperança. De igual ao catolicismo que aos poucos,
com o Movimento Carismático vai reconquistando a confiança e a Fé daqueles que
estavam afastados, mas que hoje se renovam junto com uma igreja renovada.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
MV
Bill, música Testemunho. Álbum: Declaração de Guerra. Ano 2002.
Site: http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/PentecostaisNeoPCarismaticos-GilbertoStefano.htm
SILVEIRA, Luana. Para além de anjos, loucos ou demônios: um
estudo sobre modos de subjetivação da loucura. UERJ. 2008.
Jesus
e os Mistérios que a Bíblia não Explica. P. 24
Epígrafe do Evangelho
Apócrifo de Maria Madalena. COUTO, Sergio Pereira. O Evangelho de Judas e Outros Mistérios. Universo dos Livros. P.
31. 2007.
SANTOS, Edmar Ferreira. O poder dos Candomblés perseguição e
resitência no recôncavo baiano. Edufba. 2009.
Revista Galileu Especial. Jesus e os Mistérios que a Bíblia não
Explica. Editora Globo. 2003.