Vestir-se bem é pré-requisito pra chegar chegando em qualquer quebrada. Antes de mais nada eu tenho que deixar bem claro que “Vestir-se bem” não tem nada haver com dinheiro/preço, tem haver com estilo.
Tem gente que tem muito dinheiro e pouco estilo, tem gente que tem pouco dinheiro e muito estilo. O estilo vai da sua criatividade, vai da sua cultura, vai da sua atitude, vai do que você faz de diferente. Estilo é a sua definição, é o que você faz, é como você age, geralmente de maneira diferente dos demais.
O Hip Hop sempre foi um movimento dos “diferentões”, a gente tá ligado que sua mãe sempre te disse: “Para de ficar ouvindo essas músicas de marginais/bandidos/vagabundos”. Mas as coisas mudaram e hoje ouvir Rap e frequentar eventos culturais de Hip Hop é algo totalmente normal perante a sociedade.
O Hip Hop sempre teve seu jeito de se vestir próprio, calças largas, camisas largas, tênis e boné. Sempre tivemos nosso estilo dentro da cultura, sempre tivemos a nossa moda. As coisas evoluem e modificam com o tempo e a moda que veste o Hip Hop também mudou, evoluiu e acompanhou qualquer tipo de tendência, mas sempre mantendo a veia e o espirito clássico.
Algumas marcas surgem com uma proposta bem mais ampla do que vestir quem compra seus produtos. Algumas marcas surgem com o objetivo de vestir até quem não compra seus produtos e esse é o espirito do Hip Hop que permanece vivo. Algumas marcas fazem ações sociais, distribuem roupas, agasalhos, pra quem mais precisa.
VALA Cultura Urbana, é um exemplo disso, nascida nas ruas de Vila Velha e com o intuito de ser bem mais do que apenas mais uma marca de roupas e sim uma crew, um coletivo que fortalece um ao outro, que fortalece a cultura. É válido ressaltar que esse não é um trabalho exclusivo da VALA, existem inúmeras marcas Brasil a fora que faz um trabalho semelhante e o nosso objetivo é falar de cada uma delas de maneira recorrente durante esse ano.
VALA surgiu para o RND em um evento que um dos membros do RND estava, o RapGol (janeiro de 2016), um evento sensacional e que tem como objetivo levar esporte, lazer, cultura e ação social em um mesmo lugar. O RapGol recolhe alimentos e agasalhos pra ações sociais, tem um pequeno campeonato de futsal, batalha de MC’s e muito rap de plano de fundo enquanto o evento acontece.
Eventos como o RapGol são extremamente necessários para cultura, são eventos que você pode levar sua família, sua tia, seu cachorro. Teve uma nova edição do RapGol nesse sábado (23), e tinha uma criança jogando bola entre vários adultos, uma criança não, um prodígio, rima que nem velha guarda, postura de gente grande, apetite de leão. Confirma um compilado de rimas do Bernardo Oliveira, vulgo MC BMO.
Vou fazer um post especifico sobre MC BMO e sobre o RapGol, mas por enquanto vamos voltar ao assunto porque se não o texto vai ficar muito grande. Conheci Gabriel Salles por intermédio de um amigo (Salve Luan), em um evento do RapGol. Nesse dia o Gabriel tava gaguejando muito, acho que eu deixei ele nervoso (brincadeira heim mano). Mas naquele momento eu passava pra ele toda a visão do até então projeto, pro agora, realidade, RND Shop e em contrapartida ele me falava sobre a VALA, sobre o conceito, como funcionava e qual era o posicionamento da marca.
Eu tive o prazer de conhecer um braço da VALA, que é o Gabriel Salles, cara extremamente humildade, prestativo, colaborativo. Então imagina o restante da equipe da VALA heim?
Ali nascia uma parceria entre Gabriel Salles e Daniel Morais, VALA e RND. Uma parceria que não cai pro lado comercial, mas que cai pro lado cultural, que cai pro lado do fortalecimento da cena do Hip Hop. É isso que a VALA faz e é isso que sempre foi o pregação do RND. Quando dois ou mais se unem em prol da cultura, as coisas acontecem e tendem a melhorar.
A marca se auto descreve como: “A gente é nativo da Ilha e viajante. Grafite e mc. A gente é areia e asfalto. Correria e sossego puro. A gente é Vala”
Terça-feira passada (19), a VALA soltou um vídeo no Youtube que explica muito bem o conceito da marca, o seu posicionamento, o que eles pregam e qual é o objetivo desse coletivo que enche os olhos de qualquer um que ama o Hip Hop e a cultura urbana. Confiram:
Eu vou usar a minha coluna pra falar um pouco mais sobre marcas que de algum modo contribuem pra cultura do Hip Hop, levando estilo pra todos os amantes da cultura. A primeira marca foi a VALA, mas trarei várias outras durante 2016.
FONTE:http://www.rapnacionaldownload.com.br/33568/conhecendo-a-vala-cultura-urbana/
Nenhum comentário:
Postar um comentário