sexta-feira, 24 de novembro de 2017

CONEXÕES MÉDICOS SEM FRONTEIRAS


Conexões MSF é um evento que reúne exposições, filmes, intervenção artística, seminário, conversas com o objetivo de conectar as pessoas à ajuda humanitária realizada pela organização Médicos Sem Fronteiras em mais de 70 países. 

A diversidade de atividades espalhadas por treze locais das cidades de Vitória e Vila Velha pelo período de 10 dias visa atrair pessoas com os mais diversos interesses a olharem para o universo da ajuda humanitária e se sentirem verdadeiramente conectadas a ele e às realidades que o compõem.

Veja um resumo das atividades aqui e fique de olho em todos os detalhes da programação em http://www.msf.org.br/conexoes/.

Atividades gratuitas e abertas ao público. Esperamos vocês!

Programação: 

24/11 – SEXTA-FEIRA

ABERTURA
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral
Horário: 19h

Para marcar a chegada do Conexões Capixabas, haverá uma apresentação da banda de congo Amores da Lua, num cortejo que sairá da Praça João Clímaco. Na sequência, será exibido o filme “Caminhos da Vacina”, seguido por um debate com a vice-presidente do conselho administrativo de MSF-Brasil, Ionara Rabelo; a enfermeira de MSF Kelly Cavalete; e a anestesista capixaba de MSF Gabriela Cellia. O produtor cultural Fabricio Noronha mediará a conversa, que terá como tema o trabalho da organização e as atividades que acontecerão durante o Conexões em Vitória e Vila Velha.

25/11 a 11/12

EXPOSIÇÃO “PESSOAS EM MOVIMENTO”
Local: Shopping Mestre Álvaro (Piso L2, próximo à Praça de Eventos) 
Horário: segunda a sábado | 10h às 22h - domingos | 14h às 20h

A exposição “Pessoas em Movimento”, de MSF-Brasil, convida seus visitantes a escaparem de um labirinto cujos caminhos ilustram as dificuldades extremas enfrentadas por milhões de refugiados, deslocados internos e solicitantes de asilo no mundo todo. No fim, a certeza que resta é a de que voltar para casa, definitivamente, não é uma opção.


25/11 a 03/12

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “CONEXÕES”
Local: Shopping Vitória (2º piso, em frente às Óticas Diniz) 
Horário: segunda a sábado | 10h às 22h - domingos | 14h às 20h

Imagens convidam o público a enxergar de forma verdadeira e profunda situações negligenciadas vividas por pessoas que enfrentam a invisibilidade. 


25/11 – SÁBADO

SEMINÁRIO DE JORNALISMO
Local: Senac – auditório - Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2077 - Bento Ferreira, Vitória.
Horário: 8h30 às 17h30

O seminário vai debater o trabalho de organizações que atuam em meio às piores crises do mundo, além de apresentar dicas sobre como fazer uma boa cobertura jornalística desses contextos.

As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Veja como participar aqui: https://goo.gl/Aw2D8H

EXIBIÇÃO DO FILME “MSF (UN)LIMITED” 
Local: Sesc Glória 
Horário: 19h 
O infectologista de MSF Rafael Sacramento responderá a dúvidas do público após a exibição do filme. 


26/11 – DOMINGO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Local: Parque Moscoso 
Horário: 10h

EXIBIÇÃO DO FILME “FOGO NAS VEIAS”
Local: Sesc Glória 
Horário: 18h 
Após a exibição do filme, o infectologista de MSF Rafael Sacramento e convidado (a) especial responderão às perguntas do público.


27/11 – SEGUNDA-FEIRA 

EXIBIÇÃO DO FILME “CAMINHOS DA VACINA” 
Local: Escola UMEF Antonio Bezerra de Farias 
Horário: 15h 
Após a exibição do filme, um profissional de MSF-Brasil responderá às perguntas do público.


29/11 – Quarta-feira 

EXIBIÇÃO DO FILME “AFFLICTION – O EBOLA NA ÁFRICA OCIDENTAL” 
Local: Universidade Vila Velha (UVV) - Cineteatro 
Horário: 20h30 
A médica de MSF Mariana Valente e a assessora de comunicação de MSF-Brasil, Damaris Giuliana, responderão às perguntas do público após a sessão.


30/11 – QUINTA-FEIRA

EXIBIÇÃO DO FILME “TB: O RETORNO DA EPIDEMIA"
Local: Cine Jardins 
Horário: 19h30 
A enfermeira de MSF Kelly Cavalete e convidado(a) especial responderão às perguntas do público após a sessão.

CONVERSAS
Debate: Migrações contemporâneas - contextos, mensagens e desafios
Local: Cine Metrópolis (UFES)
Horário: 19h30

Será exibido o curta-metragem de animação “Desculpe, me afoguei”, seguido por uma conversa entre profissionais de MSF-Brasil e acadêmicos capixabas sobre a situação de migrantes na América Central, apatridia e outros assuntos relacionados ao tema de migração.

Os debatedores convidados são: Jean-François Véran, antropólogo referente de MSF-Brasil; Viviane Mozine Rodrigues, professora da Universidade de Vila Velha (UVV) e Coordenadora do NUARES - Núcleo de Apoio aos Refugiados no ES e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) na UVV; Brunela Vincenzi, professora do Departamento de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo e titular da CSVM na UFES. A mediação será realizada pelo Defensor Público da União João Marcos.


01/12 – SEXTA-FEIRA

DIÁRIO DE ARTE
Local: Praça do Cauê – Santa Helena, Vitória
Horário: 11h

Baseado em relatos de profissionais de MSF sobre suas experiências em projetos nos quais atuaram pelo mundo, o Diário de Arte consiste em transformar essas memórias em intervenção urbana, a partir do talento de artistas convidados. Com isso, os relatos ganham forma e cor e contextualizam as realidades enfrentadas, os desafios existentes e as conquistas alcançadas. Em Vitória, a produção será do Coletivo FG Crew (Liam - Starley - Keka - Moris – Dentin).

No Conexões Capixabas o grafite será inspirado em relatos de profissionais de MSF que trabalharam em projetos voltados para o diagnóstico e atendimento de pessoas que vivem com HIV. A entrega do Diário de Arte será especialmente em 01 de dezembro, marcando assim o Dia Internacional de Luta contra a Aids.
O público capixaba está convidado a conferir o resultado final do Diário de Arte e compartilhar suas impressões com os artistas e profissionais de MSF que estarão no local.

TRABALHE COM MSF
Local: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – auditório Rosa Maria C. Rego Paranhos (dentro do centro de ciências da saúde) – Campus Maruípe
Horário: 15h

Tem vontade de trabalhar com Médicos Sem Fronteiras, mas não sabe como funcionam os processos de recrutamento? Tem curiosidade de ouvir sobre como é a vida em um projeto no terreno diretamente de alguém que vivenciou isso? Uma das atrações do Conexões MSF é justamente uma conversa com profissionais experientes de MSF, para responder aos questionamentos do público.

O recrutador e gestor de carreiras Alexandre Izart, o administrador Marcelo Gonçalves e os médicos anestesistas capixabas Gabriela Cellia e Diego Dalcamini Cabral responderão a dúvidas sobre o trabalho com MSF e explicarão o processo de recrutamento.

As vagas são limitadas. Veja como participar aqui: https://goo.gl/JeV42Y

EXIBIÇÃO DO FILME “INVISÍVEIS”
Local: Cine Jardins 
Horário: 19h30 
A médica anestesista capixaba de MSF-Brasil Gabriela Cellia e a analista de assuntos humanitários Vitória Ramos responderão a perguntas do público após a sessão.


02/12 – SÁBADO

TRABALHE COM MSF
Local: Senac – auditório
Horário: 18h

As vagas são limitadas. Veja como participar aqui: https://goo.gl/JeV42Y


03/12 - DOMINGO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Local: Shopping Praia da Costa – Pracinha do piso L1
Horário: 16h30

ENCERRAMENTO
EXIBIÇÃO DO FILME “ACESSO À ZONA DE PERIGO” 
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral
Horário: 18h

Para fechar o Conexões Capixabas, teremos a apresentação de teatro da escola Fafi, interpretando temas humanitários. Em seguida, exibiremos o filme “Acesso à Zona de Perigo” e o médico anestesista capixaba Diego Dalcamini Cabral e o administrador de MSF-Brasil Marcelo Gonçalves responderão a perguntas do público.


FONTE:https://www.facebook.com/events/1706533156086523/

Nenhum comentário:

Postar um comentário