segunda-feira, 20 de novembro de 2017

17 youtubers negras, lindas e empoderadoras para acompanhar

Você sabe o que é colorismo? E palmitagem? Consegue formar argumentos sólidos sobre as cotas? Ou será que entende o que é apropriação cultural? Esses são assuntos que estão ligados ao feminismo negro. E, olha, dica de amiga: é muito importante ter familiaridade com o significado de todas essas questões. Para a ajudar, separamos 17 youtubers negras que são pura inspiração. Olha só!
1. Gabi OliveiraGabi é destruidora mesmo! Sério, nós amamos muito essa youtuber incrível! Ela é militante e fala sobre cotas, representatividade negra na mídia e racismo nas rede sociais. Além disso, ela balanceia temas sérios com assuntos mais leves, como dicas para cabelo crespo – sempre com um sorriso no rosto!
2. Nátaly NeriO canal Afros e Afins é comandado pela Nátaly, estudante de Ciências Sociais e uma daquelas amigas que tem muito a ensinar. Nos vídeos, ela promove discussões em prol da autoestima da mulher negra e explica questões sobre o feminismo negro. Tem de tudo um pouco: de tutoriais a reflexões dos estereótipos construídos pela mídia. Somos fãs!
3. Ana Paula XonganiA youtuber, que é estilista, faz reflexões sobre moda, empreendedorismo, estética e beleza negra em seu canal. E se você tem crianças na família, fique atenta: Ana faz vídeos com resenhas de livros em que há personagens negros como protagonistas.
4. Tati SacramentoA youtuber é 100% bem-estar! Em seu canal, ela dá dicas de receitas, faz bate-papos bacanas, conversa sobre autoestima, fala sobre truques de cuidar do black power e até mostra o seu lado fitness! Ou seja, de tudo um pouco. Vale a pena deixar na sua listinha de favoritos…
5. Aline CustódioSe você é fã de make e penteados, precisa seguir o canal Preta Aline Custódio. Ele é recheado de tutoriais de maquiagens multicoloridas, de cuidado e manutenção de tranças, apliques e alongamentos. Mara!
6. Jacy JulyQuando o assunto é cabelo crespo, Jacy provavelmente será citada! Em seu canal, a youtuber dá dicas de como manter os cuidados dos fios, como criar penteados e até fala sobre tinturas. Se você quer dar um up no visual, dê um play nos vídeos da youtuber.
7. Regianne AlvesEla é cabeleireira em Nova York há dois anos e decidiu expandir o trabalho para o YouTube! Em seu canal, a fofa ensina tutoriais de make e ensina a cuidar de cabelo crespo. Ainda, ela conta um pouco das curiosidades de como é a vida de uma mulher negra nos EUA.
8. Joyce Geravaes“Eu quero disseminar a negritude nesse país”. É assim que Joyce começa um de seus melhores vídeos no YouTube! A gata comenta questões sobre empoderamento negro. O papo com a youtuber é reto e as postagens são muuuito engraçadas, apesar de os temas sempre sérios.
9. Lorena MoniqueCriatividade e ironia podem descrever este canal. Mas não ache que, por isso, os assuntos tratados são levinhos, ok? A youtuber propõe discussões importantes dentro do ativismo negro, como feminicídio, apropriação cultural e privilégios dentro da sociedade. 
10. Sá Ollebar“Existe um apagamento enorme das mulheres negras nas principais mídias. E para nós que pensamos em construir um mundo mais representativo, até para que nossas crianças vejam um mundo com possibilidades, é importante que todo negro se posicione – cada qual com sua forma”, diz Sá ao apresentar seu canal. Nos vídeos, ela fala afroconveniência, palmitagem (quando há relacionamento amoroso entre negros e brancos) e solidão da mulher negra.
11. Xan RavelliPara quem curte resenhas de cosméticos e tutorias de beleza, o canal de Xan é o lugar certo! Ah, e não para por aí: além disso, a gata também propõe debates sérios. Entre os assuntos, estão: maternidade, relacionamento, sexo e feminismo negro.

12. Patrícia RammosOs vídeos desta musa – muito engraçada, por sinal – combinam discussões sobre cultura afro, resenhas de livros e filmes, além de dicas de estilo. Com bom e humor e sem papas na língua, ela ainda discute temas ainda mais complexos, incluindo relacionamento abusivo, genocídio da população negra e o conceito politicamente correto. 
13. Débora Luz
Quando o assunto é cabelo, Débora sabe do que está falando. No canal, ela dá dicas de hidratações caseiras, testa novos produtos, faz feat. com mulheres poderosas e, vez ou outra, ainda cria conteúdo de comportamento.
14. Barraco da Rosa
Rosa Luz é pura inspiração! Os vídeos da youtuber são bem cabeçudos e vão te fazer refletir sobre coisas que acontecem no seu dia a dia – mas que muitas vezes passam batidas por você. É assim que a youtuber classifica seu canal: “vivências periféricas enquanto mulher transexual, negra e afro-latina em movimento”.
15. Luciellen Assis
O vídeo abaixo é um dos nossos favoritos da youtuber, em que ela abre o coração e conta como foi seu processo de aceitação como mulher negra. Em seu canaç, Lu ainda fala sobre representatividade (ou, no caso, a falta dela) e inspirações para outras garotas negras.

16. Rayza Nicácio
Impossível não citar essa mulher maravilhosa na lista, né? A Rá é uma velha conhecida nossa e, cada dia que passa, se torna mais e mais inspiradora. Quando você pensa em youtuber de beleza, com certeza vem uma menina branca na cabeça. Ainda falta representatividade na plataforma? Sim. Mas Nicácio é um nome de peso e representa!
17. Ana Lídia
Ex-integrante da Galera CAPRICHO, a mineirinha ganhou o mundo e encantou a todos com seu jeito sonhador e delicado de viver. A youutuber dá principalmente dicas de beleza em seu canal, mas também fala de sua vivência como mulher negra e cristã.
FONTE:https://capricho.abril.com.br/vida-real/17-youtubers-negras-lindas-e-empoderadoras-para-acompanhar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário